Prefeitura promove ações de prevenção ao câncer de mama em apoio ao movimento Outubro Rosa

Outubro é o mês da prevenção ao câncer de mama, pensando nisso, a prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, preparou uma série de ações especiais em apoio à campanha “Outubro Rosa”. As atividades, desenvolvidas especialmente para as franco-rochenses, acontecerão ao longo de todo mês de outubro.

Ações como coleta de exames, testes rápidos para HIV e Sífilis, papanicolau, encaminhamentos para mamografia, serão oferecidos gratuitamente no ônibus da saúde, estacionado dentro do parque municipal Benedito Bueno de Morais. Também serão disponibilizadas palestras com temas voltados para a saúde da mulher, dentro das salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros e em outros equipamentos de saúde do município.

A iniciativa tem como objetivo, incentivar a população feminina a realizar o diagnóstico antecipado para prevenção do câncer de mama, que segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é a segunda doença mais incidente entre as mulheres.

Confira a programação:

– 5 de outubro (terça-feira)

Palestra com psicóloga e funcionárias com o tema “Orientações de prevenção e autoestima estima da mulher”
Local: Casa da Mulher, localizada na Praça da Saúde

– 6 de outubro (quarta-feira)

Coleta de papanicolau sem necessidade de agendamento
Horário: 8h às 11h e 13h às 16h
Local: Casa da Mulher, localizada na Praça da Saúde

– 15 de outubro (sexta-feira)

Roda de conversa – prevenção ao câncer com mulheres em vulnerabilidade decorrente ao uso de drogas
Local: Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD)

– 18 de outubro (segunda-feira) a 22 de outubro (sexta-feira)

Ônibus da saúde
Local: Parque Municipal Benedito Bueno de Morais

– 18 de outubro (segunda-feira)

Orientações sobre câncer de colo e de mama
Local: Sala de espera das Unidades Básica de Saúde

– 19 de outubro (terça-feira)

Planejamento familiar e métodos contraceptivos
Local: Sala de espera das Unidades Básica de Saúde

– 20 de outubro (quarta-feira)

Roda de conversa – Atividade física e café da manha
Temas: “Saúde da mulher e câncer de mama”, “Tabus relacionados à menstruação” e aquisição de absorventes para doação a mulheres carentes
Local: Centros de Atenção Psicossocial Luiz Marcelo Mazarini Novaes (CAPS II)

Climatério Menarca
Local: Sala de espera das Unidades Básica de Saúde

– 21 de outubro (quinta-feira)

Violência doméstica
Local: Sala de espera Unidade Básica de Saúde (UBS)

– 22 de outubro (sexta-feira)

Empoderamento feminino

Movimento Outubro Rosa

A campanha criada nos anos 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, tem como objetivo compartilhar e promover informações de conscientização das mulheres sobre a importância de fazer a prevenção contra o câncer de mama. A ação visa disponibilizar mais acesso aos serviços de diagnósticos e tratamentos para reduzir a taxa de mortalidade da doença, além de conscientizar toda a sociedade.

Texto: Bianca Monteiro – Arte: Dalmir Junior