Novos agentes da Guarda Civil Municipal recebem treinamento na Escola Superior de Bombeiros

Os novos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Franco da Rocha receberam na manhã desta terça-feira (5), por meio da Secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil e em parceria com o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, um treinamento prático de salvamento na Escola Superior de Bombeiros (ESB). Confira imagens do treinamento.

Na atividade, 19 agentes da nova turma foram supervisionados pelo secretário Municipal de Segurança Pública, Dorival José da Silva e pelo Diretor da Defesa Civil de Franco da Rocha e ex-subtenente do Corpo de Bombeiros, Francisco Querioz. O objetivo do treinamento, foi colocar em prática a parte teórica de salvamento do curso de formação dos novos GCMs.

O treinamento foi dividido em duas etapas, a primeira na área subterrânea da ESB com a prática de salvamento na casa de fumaça, ministrada pelo bombeiro sargento Evangelista, e a segunda etapa na torre de salvamento em alturas com o professor sargento Firmino.

“Essa é uma maneira de prepará-los para um atendimento ainda mais aprimorado em ocorrências que necessitem de um resgate ou salvamento. Temos a certeza que uma atividade como essa tem um papel fundamental na conduta que esses agentes passarão nas ruas de Franco da Rocha, com um trabalho bem realizado”, disse o secretário de Segurança Pública, Dorival Silva.

A casa de fumaça é uma estrutura utilizada para treinamento de bombeiros, brigadistas e outros profissionais que lidam com emergências. No local é simulada uma edificação com um ou mais andares, porão e/ou sótão e ângulos diferentes para o trabalho com escadas, onde ocorre o treinamento de salvamento, técnicas de sobrevivência e resgate. Como proposta do sargento Evangelista, na casa de fumaça, os agentes estiveram diante de duas possíveis situações em uma ocorrência: salvamento de um civil em uma área totalmente escura e a passagem por ambiente com obstáculos sem iluminação.

Logo em seguida, os novos agentes já foram direcionados à torre para treinamento de salvamento em altura. Por lá, o sargento Firmino passou todas as instruções de segurança para o controle no exercício que tem foco em ocorrências de emergência com retirada de vítimas em locais elevados. Após o fim do treinamento, o diretor da Defesa Civil, Queiroz, que soma mais de 28 anos de experiência pelo Corpo de Bombeiros, falou sobre a importância de uma atividade conjunta entre GCM e a ESB.

“Essa é uma troca de experiência necessária, principalmente para quem vai lidar com a população nos próximos meses, como os novos agentes. Esse treinamento, com certeza, explanou técnicas que serão fundamentais em uma ocorrência e farão toda diferença quando praticadas”, ressaltou Queiroz.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior