Participa Franco: Plano Plurianual Participativo (PPA) 2022-2025 é entregue à Câmara Municipal

Na última quarta-feira (6), a prefeitura fez a entrega do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2022-2025 aos vereadores da Câmara Municipal. O Participa Franco, evento criado para discutir as demandas do município e construir junto à população as prioridades para os próximos quatro anos, passou por cinco regiões da cidade escutando franco-rochenses de maneira híbrida (presencial e virtual), com 13 temas propostos pelo governo municipal.

Veja fotos da atividade.

A mesa de apresentação do PPA foi formada pelo prefeito Dr. Nivaldo, a vice-prefeita Lorena Oliveira, e os vereadores municipais. Também estavam presentes na cerimônia, os representantes das escolas municipais, como professores, coordenadores, alunos, pais e responsáveis.

No instrumento de planejamento entregue para votação e aprovação dos vereadores, são definidas pela prefeitura as prioridades de investimento a longo prazo por meio das reivindicações da população, tendo como base o orçamento municipal gerado pelos impostos pagos pelos franco-rochenses.

“Temos muito para fazer e a participação popular é muito importante para nos ajudar na escolha do que deve acontecer com mais prioridade. A população está em todas as partes da cidade e ninguém sabe mais do que ela onde o investimento deve ser feito para um futuro ainda melhor em Franco da Rocha”, enfatizou o prefeito Dr. Nivaldo.

Vale lembrar que o planejamento do plano também contou com a participação fundamental das crianças da rede municipal de ensino. O PPA Curumim, realizado em todas as escolas municipais, se atentou às preferências dos alunos e definiu junto aos seus anseios os principais investimentos na educação de Franco da Rocha nos próximos quatro anos.

A secretária da Educação e Cultura, Renata Celeguim, enfatizou que a participação das crianças nesse planejamento é fundamental para o futuro da educação. “Teremos respostas para todos os anseios, algumas coisas nós conseguimos um pouco mais rápido, já outras levam tempo para acontecer, contudo, os pedidos das crianças só reforçam onde nossos olhares devem estar atentos para que a educação de Franco da Rocha continue se reforçando e crescendo”, afirmou Renata.

No fim da cerimônia, a participação popular mais uma vez se fez presente com perguntas de alunos e munícipes que compartilharam propostas para serem acrescidas no planejamento.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior