Audiência Pública apresenta o Plano Municipal de Redução de Riscos no município de Franco da Rocha

A Prefeitura realizou na última quinta-feira (7), audiência pública para apresentação do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) no município de Franco da Rocha. Realizado via transmissão online, o evento tornou público o estudo realizado por meio da Secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil e Universidade Federal do ABC (UFABC) para diagnosticar áreas de risco e a proposição de medidas estruturais para a sua redução.

O Prefeito Dr. Nivaldo Santos participou da atividade ao lado da vice, Lorena Oliveira; do Secretário de Segurança Pública, Dorival José da Silva; do Diretor da Defesa Civil, Francisco Queiroz; do professor da UFABC Fernando Nogueira; dos vereadores municipais, do ex-prefeito e ex-presidente da Câmara Temática Metropolitana de Defesa Civil na gestão de riscos ambientais urbanos, Kiko Celeguim, e demais representantes da administração municipal.

O objetivo do Plano Municipal de Redução de Riscos é fazer um levantamento atualizado das áreas de risco no município para traçar estratégias de redução ou erradicação dos perigos de deslizamento de encostas e inundações nos locais indicados pelo estudo. Desta forma, o PMRR auxilia o poder público na tomada de decisão para futuras ações, priorizando os locais em que houver maior risco para a segurança da população.

De acordo com o Secretário de Segurança Pública da Prefeitura, o plano indica sugestões de intervenções para redução de riscos e mitigação de novos problemas, como indicação de remoção de moradias e obras que ajudarão as atividades da Defesa Civil durante a operação verão, que vai de novembro a março de 2022, bem como a Secretaria de Infraestrutura do município com indicação de estruturação de encostas, manutenção e fiscalização destas áreas de risco.

Em sua fala inicial o professor Fernando Nogueira explicou as etapas do projeto: “Começamos levantando todo o material já existentes, como os mapas de suscetibilidade do Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT) que já apontava lugares com predisposição para deslizamentos, com os estudos geológicos da área e também fizemos um levantamento junto à Defesa Civil com os dados de ocorrências que foram atendidas por eles nos últimos anos”, apresentou Nogueira.

Com isso, a equipe da UFABC inferiu que o relevo de Franco da Rocha era o elemento mais importante para pensar na problemática dessas áreas. “Esse relevo é marcado por grotas que formam uma microbacia. Nessas localidades, foram realizados voos de drone para captação de imagens com capacidade de ampliação em até 200 vezes para apontar indicadores fundamentais neste trabalho, como movimentação de solo, fluxo de água, disposição da vegetação e a vulnerabilidade das moradias”, detalhou o professor.

O prefeito Dr. Nivaldo lembrou que nos últimos anos a Prefeitura tem tomado providências para dirimir os riscos inerentes à topografia da cidade. “Com a proximidade do período chuvoso, já acende um alerta para nós eliminarmos os riscos existentes na cidade e todo gestor precisa ter um estudo deste porte para tomar decisões antes que os desastres aconteçam. Aliado a isso, nós realizamos obras fundamentais como drenagens, limpeza, contenção para evitar ao máximo esses riscos”, frisou o prefeito.

Fernando Nogueira detalhou ainda que, a partir dos estudos do Plano Municipal de Redução de Riscos, está sendo elaborado um dossiê de cinco volumes com a descrição e grau de vulnerabilidade de cada setor e seus respectivos riscos, além de propostas de intervenção para redução desses riscos e estimativa de custos de cada medida.

Texto: Luana Nascimento – Arte: Dalmir Junior