Famílias do Assentamento Dom Tomás Balduino recebem festa de dia das crianças

A prefeitura de Franco da Rocha, por meio das Secretarias de Assistência Social, Secretaria adjunta de Cultura e Centro Solidário, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), realizaram na tarde da última quarta-feira (13), em comemoração ao dia das crianças, um dia repleto de atividades para as famílias que vivem no Assentamento Dom Tomás Balduino, localizado na Fazenda São Roque.

Veja fotos do atividade

O evento contou com a presença da secretária executiva do Fundo Social, Regiane Pereira, da coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Jardim Luciana, Helena Carvalho Lucchino, da diretora Estadual de Educação do MST, Simone Magalhães, além das 60 crianças integrantes do Movimento Sem Terrinha.

Durante a atividade, as crianças cantaram músicas tradicionais do movimento, ouviram histórias sobre o município contadas pelo o ator André Arruda, receberam pinturas faciais, participaram de gincanas e foram presenteados com brinquedos, doados pela organização Amigos para Sempre.

Para a Diretora Simone Magalhães, é preciso dar valor a ações como essa, realizadas em colaboração entre o MST e Prefeitura Municipal. “Essa parceria é muito especial e importante. Poder contar com o serviço público para esse momento de recriação, é extremamente necessário para os nossos sem-terrinhas, é uma ocasião para respeitar e unir a infância dos sem terra. É nesse momento que podemos reforçar a nossa identidade”, comentou.

A festa das crianças, também pôde contar com a equipe da Secretaria de Infraestrutura, que realizou toda a limpeza e adequação do espaço comunitário, para o conforto e segurança de todos os participantes.

A colaboração entre a Prefeitura e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, também deu início a um projeto organizado por meio do Centro Solidário, com o objetivo de criar cursos de capacitação para os moradores do assentamento, programas culturais e esportivos e a oportunidade de fazer parte do Programa de Economia Solidária da cidade.

De acordo com Regiane Pereira e Helena Lucchino, projetos como a festa das crianças, são uma alegria para todos os envolvidos, além de ser uma parceria que veio para ficar. “Nós vemos essa ação como uma forma de mobilização para mais atividades coletivas em prol da comunidade, e é o início de uma aproximação e sinergia com os equipamentos públicos de Franco da Rocha”, afirmaram.

Texto: Bianca Monteiro – Foto: Orlando Júnior