Caps AD realiza roda de conversa sobre prevenção ao câncer com mulheres em vulnerabilidade decorrente do uso de drogas

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) realizou nesta sexta-feira (15), uma roda de conversa sobre prevenção ao câncer de mama com mulheres em situação de vulnerabilidade decorrente do uso de drogas. A atividade faz parte da programação do Outubro Rosa e aconteceu por meio da Secretaria da Saúde, com orientação de enfermeiras, psicólogas, Guarda Civil Municipal (GCM) e assistentes sociais do município.

Veja fotos do evento.

Na abertura do encontro, a psicóloga Elaina Silva falou sobre a importância do Outubro Rosa para o compartilhamento de informações que promovam a conscientização sobre o câncer de mama e saúde feminina; proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico, tratamento e contribuindo para a redução da mortalidade das mulheres.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Identificar a doença nas fases iniciais é o maior aliado para um tratamento eficaz, aumentando assim as chances de cura e também a qualidade de vida.

Durante o bate-papo, Elaina apresentou a nova gestora do Caps AD, a enfermeira Ricaldina Elias Ribeiro Mendes, que detalhou a necessidade das mulheres conhecerem o próprio corpo, separando um tempo para realização do autoexame. “As mulheres precisam se conhecer, apalpar as mamas, seja no banho ou quando se sentirem confortáveis. O ideal é que isso se torne um hábito, estimulando a descoberta de alterações suspeitas e a procura pelos serviços de saúde”, explicou Ricaldina.

A GCM Conceição Inácio Gomes, compartilhou com as convidadas o trabalho da corporação no combate ao uso de drogas e violência contra mulher. Atuando no acompanhamento de medidas protetivas, que são ordens judiciais concedidas com a finalidade de proteger quem esteja em situação de risco, perigo ou vulnerabilidade, a agente explicou que, além das questões de segurança, ela realiza um trabalho de orientação, oferecendo escuta e indicando saídas para que elas adquiram independência e consigam sair dos ciclos de violência.

As usuárias dos serviços do Caps AD também compartilharam relatos sobre seus cuidados em saúde e receberam as devidas orientações para que mantenham-se saudáveis.

Ao final da roda de conversa, Ricaldina indicou os serviços de saúde da Prefeitura, em especial as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para as mulheres que relataram que não estavam com os exames em dia e orientou que todas façam avaliações regularmente e, em caso de algum nódulo suspeito, obtenham o diagnóstico precoce.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior