Unidades Básicas de Saúde promovem roda de conversa com orientações sobre câncer de colo de Útero e Mama

Dando continuidade a programação especial em apoio à campanha “Outubro Rosa”, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, realizou na tarde desta segunda-feira (18), um bate-papo com orientações sobre o câncer de mama e de colo de útero, na sala de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros da cidade.

Veja fotos do evento.

Na UBS Enfermeira Rosa Genoveva dos Reis, localizada no bairro Monte Verde, a conversa foi comandada pela enfermeira e gestora assistencial de saúde, Lucimar Leite de Oliveira. A atividade teve como objetivo reafirmar a importância da prevenção contra essas doenças com grande incidência entre as mulheres e dos procedimentos disponíveis pela unidade, como os acompanhamentos ginecológicos, coleta simples de papanicolau, além exames de mamografia.

Segundo a gestora da unidade, a demanda para esses exames ainda tem sido de baixa procura, mesmo com os atendimentos sendo realizados durante todos os dias por uma equipe preparada para as primeiras orientações. A realização da campanha no mês de outubro, faz com que a procura por esses exames de prevenção cresça diariamente entre a população feminina.

“Essa campanha é essencial para valorizar e incentivar o exame preventivo, tanto nas UBS, quanto dentro das casas de cada paciente com o autoexame. Muitas mulheres, ainda se sentem envergonhadas em procurar esse tipo de atendimento. Algumas por falta de tempo, ou até mesmo por timidez, mas é algo necessário independente da idade. Aqui aconselhamos, colhemos o papanicolau que previne o câncer de colo de útero e indicamos o ultrassom das mamas para todas que precisarem”, comentou Lucimar.

Após a realização simultânea das rodas de conversa nas unidades básicas de saúde, o Parque Benedito Bueno de Moraes recebeu o Ônibus da Saúde. O equipamento, que conta com cerca de 10 profissionais da saúde, oferece às mulheres franco-rochenses aferição de pressão arterial, teste rápido para HIV e Sífilis, encaminhamentos para mamografia e coleta de Papanicolau.

O ônibus permanecerá no parque durante toda essa semana, do dia 18 ao dia 22 de outubro. Para receber atendimento, basta comparecer com um documento com foto e, se possível, a carteirinha do Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Bianca Monteiro – Foto: César Iury