Caminhada de conscientização do Outubro Rosa/Novembro azul acontecerá dia 30 de outubro

A prefeitura, por meio das secretarias de Esporte, Lazer e Saúde, realizará no dia 30 de outubro a Caminha Outubro Rosa/Novembro Azul. O evento terá como principal tema a conscientização e prevenção contra sobre o câncer de mana, para mulheres, e de próstata para os homens.

Segundo o Instituto Nacional Do Câncer (INCA), de 2020 a 2022 o Brasil terá 625 mil novos casos de câncer a cada ano do triênio, o que torna extremamente necessária a conscientização para os cuidados com a doença em todas as esferas.

A concentração para início da caminhada acontecerá no Parque Municipal Benedito Bueno de Morais, às 16h. O trajeto percorrerá todo o centro da cidade, tendo encerramento no retorno ao parque municipal, seguido de um aulão de zumba no Ginásio Paulo Rogério.

Cerca de 250 vagas foram abertas para a população e preenchidas em tempo recorde. Cada participante inscrito ganhará uma camiseta tema da ação de conscientização, em troca de um pacote de absorventes para a campanha “Uma por todas”.

A campanha “Uma por todas”, iniciada no início do mês de outubro, tem como objetivo arrecadar absorventes que serão destinados à mulheres e meninas franco-rochenses em situação de vulnerabilidade extrema e que, consequentemente, sofrem com a pobreza menstrual devido a falta de acesso a recursos para cuidados que envolvam o ciclo menstrual.

Vale ressaltar que mesmo quem não conseguiu se inscrever para receber a camiseta pode participar da corrida e fazer sua doação, seja em pacote ou absorventes individuais.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Arte: Dalmir Júnior