Franco da Rocha é campeã estadual do “Prêmio Band Cidades Excelentes”

Na última quarta-feira (20), Franco da Rocha venceu o “Prêmio Band Cidades Excelentes”, do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila, na categoria “saúde e bem estar”, pela redução das taxas de mortalidade infantil e materna no município.

O redesenho, organização e ampliação da rede de atendimento, aliada à capacitação dos profissionais por meio do “Caderno de Atenção à Saúde Reprodutiva, Pré-Natal, Parto e Puerpério”, material orientador desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Instituto Saúde, garantiu que o município se destacasse entre as 645 cidades do estado de São Paulo pela prática inovadora que, de acordo com os dados preliminares do Ministério da Saúde, apontam a redução em 56% do número de óbitos infantis de 2017 até 2021.

“Esse é o resultado de um grande trabalho realizado em equipe, construído nas bases, dia após dia, envolvendo e capacitando cada um dos nossos profissionais de saúde. Que essa nova estratégia, implantada de forma pioneira e com sucesso por Franco da Rocha, seja só a primeira semente de muitas que se multiplicarão por outras cidades do país. Eu, como franco-rochense, estou imensamente orgulhoso em ver o nosso município se destacando como uma potência estadual”, declarou o prefeito Dr. Nivaldo.

O presidente do Grupo Bandeirantes, João Carlos Saad, também destacou a importância do prêmio, não só para as cidades vencedoras, como para o conjunto de toda sociedade: “Gestores públicos são agentes de transformação e têm capacidade de mudar milhões de vidas. Uma cidade excelente do futuro é isso, é ter a sua população participando ativamente e, acho que com isso, a gente transformará a vida dos nossos descendentes.”.

Segundo ouro da casa

Há pouco mais de dois meses, em agosto, Franco da Rocha recebeu do Governo do Estado de São Paulo o prêmio “Cases Inovadores – Parcerias Municipais” , também pela redução do índice de mortalidade infantil, levando pra casa a premiação no valor de R$ 350 mil por meio de convênios a serem celebrados entre a prefeitura municipal e Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo.

A exibição do “Prêmio Band Cidades Excelentes” acontecerá neste domingo (24), às 21h, na TV Bandeirante.

Texto e foto: Thaís Silva