Museu de Arte Osório César recebe estudantes da cidade e região para visitação mediada

O Museu de Arte Osório César (MAOC), localizado no Complexo Hospitalar do Juquery, abriu suas portas desde o mês de agosto, para visitação de escolas municipais e particulares de educação infantil e fundamental de Franco da Rocha.

Com o acervo disponível dentro do museu, é possível contar para as crianças parte da história de Franco da Rocha, a partir do Complexo do Juquery e do desenvolvimento populacional da cidade e região.

Conduzida por um guia, os estudantes aprendem sobre a arte e saúde mental, com base nos trabalhos desenvolvidos pelo Dr. Osório César, elementos e expressões da linguagem artística, formas, temas e cores, além de um jogo para exercitar a memória com obras expostas no museu.

Até o momento, o MAOC recebeu a visita das EMEB’s de Franco da Rocha, Alekssandra Aparecida Siqueira da Silva, Clarice Lispector, Maria Aguilar Hernandez, José Augusto Moreira e Cláudio Fernando dos Santos e do Centro Estadual de Zelinda da município de Caieiras.

A iniciativa das visitas educativas ao Museu tem como objetivo proporcionar aos alunos de Franco da Rocha e região, acesso a cultura e produção de conhecimento artístico de qualidade, como os disponíveis gratuitamente na cidade.

Para Daniele Senario, Assistente Cultural e Educadora do Museu de Arte Osório Cesar, ações como essa são de extrema importância não só para a cidade, mas também para a história da psiquiatria brasileira. “Nós pretendemos dar continuidade nesse projeto até que todas as escolas municipais e estaduais sejam atendidas. É importante oportunizar o acesso desde criança a instituições culturais, onde essas visitas ao MAOC, pode ser o primeiro contato para que gere um interesse maior por outros museus no futuro, além de educar o olhar para que se valorize patrimônios essenciais para a cidade”, comentou.

A atividade acontece de terça a sexta-feira das 9h30 às 15h00 para grupos com horário programado. As escolas interessadas na atividade mediada, precisam preencher o formulário de agendamento indicando a data de preferência e aguardar a confirmação por e-mail.

Acesse aqui o formulário de agendamento.

Texto: Bianca Monteiro – Foto: Equipe MAOC