No período de maior incidência de chuva, os cuidados com o mosquito da dengue devem ser redobrados

Com o retorno dos dias mais quentes e de maior incidência de chuva, cresce a preocupação com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Para evitar a propagação da doença, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a não descuidar das medidas de prevenção.

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A principal forma de transmissão é pela picada dos mosquitos e a única forma de prevenção é a eliminação do mosquito, acabando com possíveis criadouros. Para isso, deve-se evitar deixar água parada, como em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, calhas, caixas d’água e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafa.

Para mobilizar e orientar a população, a Prefeitura realiza de maneira permanente ações educativas e de prevenção à dengue. Agentes de combate à endemias (AGE) e agentes comunitários de saúde (ACS) percorrem bairros da cidade visitando residências, comércios, canteiros de obras, escolas, dentre outros estabelecimentos públicos e privados, para eliminar os focos de proliferação do mosquito, bloquear possíveis criadouros.

Também é preciso que haja a cooperação da população para que mantenham os ambientes limpos e livres de água. A verificação desses locais deve ser feita toda semana, visto que o ciclo de vida do mosquito, do ovo até se tornar adulto, pode se completar neste período.

Confira algumas dicas para combater os criadouros do mosquito que podem ser feitas em casa:

Garrafas PET e de vidro devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou viradas para baixo;

Os ralos devem ser vedados com telas, principalmente os que estão fora de uso;

A piscina deve estar sempre limpa com cloro para tratar a água e o filtro periodicamente;

Calhas devem ser limpas e niveladas, mantendo-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água;

Baldes e vasos de plantas devem estar vazios, limpos e guardados em local coberto, com a boca virada para baixo;

Plantas que acumulam água devem ser evitadas ou é necessário que a água seja retirada semanalmente das folhas;

Caixas de água, cisternas e poços devem estar fechados e vedados;

Potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água corrente e sabão, no mínimo duas vezes por semana.

Pratinhos de vasos de plantas devem ser limpos e receber areia até a borda para não acumular água;

Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Pneus devem permanecer em local coberto ou com furos para não acumular água.

Texto: Luana Nascimento – Arte: Dalmir Junior