Emoção e homenagens marcam ato inter-religioso em tributo à memória das vítimas da Covid-19

A noite desta segunda-feira (8), foi tomada por emoção e homenagens durante o ato inter-religioso realizado em memória às vítimas da Covid-19. A arena Ubirajara Ferreira Braga foi o palco da celebração, que iniciou as comemorações da programação do aniversário de 77 anos de Franco da Rocha.

Veja fotos do evento.

Em tributo às vítimas, a arquibancada da arena recebeu velas brancas, que iluminavam a paisagem do Museu de Arte Osório Cesar.

O evento, transmitido ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura, reuniu lideranças religiosas para homenagear as pessoas queridas que se foram e professar fé e esperança para um recomeço, simbolizado pelo avanço da vacinação da população e da esperança por dias melhores. No palco, estiveram presentes o padre Vicente, da Paróquia Bom Jesus da Paradinha; Aline Badawi, representando o islã; o pastor Emerson Rocha, da Igreja Assembleia de Deus Ministério Perus e a Yálòrisá Tania de Lima, que representou as religiões de matrizes africanas.

O ato contou ainda, com a presença de autoridades municipais, como o prefeito Dr. Nivaldo Santos; a vice Lorena Oliveira; a secretária da Saúde Thais Marquês; o ex-prefeito Kiko Celeguim; o deputado estadual Mario Maurici e os vereadores Rodrigo da Brasil, Dado e Ramon Melo. Antes de iniciar as falas dos representantes religiosos, foi feito um minuto de silêncio em um gesto de respeito, em especial, ao luto por aqueles que morreram e aos seus familiares.

Citando as lições que podem ser aprendidas em quase dois anos de pandemia, o padre Vicente discursou sobre a fragilidade da existência humana e a necessidade de repensar o verdadeiro valor da vida. “Temos que desenvolver cada vez mais a compaixão e o olhar para o outro, como se a dor do nosso irmão doesse em nós mesmos”, frisou.

Ao som de louvores e cânticos, os convidados se emocionaram com a mensagem de paz e homenagem à vida ditas pelo pastor Emerson Rocha: “Devemos celebrar a vida e homenagear quem nós perdemos vivendo bem e praticando amor e caridade. A música é uma linguagem universal e, por meio dela, nós vamos louvar e professar nossa fé”, lembrou o pastor.

Aline Badawi representou o islã e falou sobre os investimentos realizados pela administração pública para garantir atendimento à população em meio à pandemia e a ampla cobertura da vacinação contra a Covid-19 em Franco da Rocha. “Eu acho muito importante nós estarmos nessa sintonia e parabenizo esse ato inter-religioso e o trabalho realizado pelo poder público. No islã, nós entendemos que as calamidades nos lembram que devemos sempre rever as nossas atitudes para conhecermos nossas fragilidades, sermos gratos, pacientes e melhores a cada dia”.

Representante das religiões de matrizes africanas, a Yálòrisá Tania de Lima também solicitou um minuto de silêncio e lembrou os amigos queridos, os familiares e pessoas conhecidas que lutaram contra a doença. “Aqui em Franco da Rocha, foram 402 mortes, e hoje, nós, pessoas de diferentes religiões, viemos aqui para homenagear essas pessoas e levar como lição o dom da caridade para ajudar a quem precisa. Que possamos amar não apenas nossos irmãos de religião; mas a todos. Só o amor constrói”, recordou a Yálòrisá.

Vale lembrar que a programação de aniversário da cidade segue até o dia 30 de novembro, acesse http://franco77anos.com.br e fique por dentro de todos os eventos.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior