Inaugurada a reforma e ampliação da Emeb Graciliano Ramos

No mês de aniversário de 77 anos de Franco da Rocha, a prefeitura, por meio da Secretaria da Educação e Cultura, entregará para a população os resultados do plano de investimento que reforçou as escolas municipais da cidade.

Serão inauguradas seis escolas municipais de educação básica (Emeb) novas e/ou reformadas com ampliações, tendo suas melhorias estruturais pautadas nos anseios da população manifestados no Plano Plurianual Participativos (PPA), incluindo as crianças franco-rochenses que participaram do PPA Curumim.

E nesta terça-feira (9), segundo dia de comemorações, a primeira escola a ser inaugurada foi a Emeb Graciliano Ramos, no Jardim Bandeirantes. Após grande reforma com ampliação, a escola ganhou três novas salas de aula, quadra de esportes, novos sanitários (dois com acessibilidade) e uma nova quadra esportiva. Tudo, em uma área construída de 478 metros quadrados.

Com a ampliação, a escola passa de 120 alunos atendidos, para mais de 200 crianças, que poderão desfrutar de um equipamento mais inclusivo com uma sala com atendimento especializado, sala multiuso e área de lazer.

O evento de entrega de obra de reforma e ampliação contou com a presença do prefeito Dr. Nivaldo Santos e sua vice Lorena Oliveira, da secretária da Educação e Cultura Renata Celeguim, do ex-prefeito Kiko Celeguim, da diretora da Emeb Graciliano Ramos Edna Alves, além dos vereadores municipais, secretários da administração pública, alunos, funcionários da escola e moradores do bairro.

Para celebrar esta nova etapa, os alunos preparam uma apresentações musicais e leitura de poemas; o grupo Cimbaju Cia Crew também deu um show no palco dançando street dance.

Em sua fala, o prefeito Dr. Nivaldo falou sobre a alegria em ver a escola repleta de alunos após quase dois anos de pandemia da Covid-19. “Hoje é dia de festa e essa celebração é simbolizada pelo recomeço, uma transição para a normalidade. Eu sei com foi difícil para as crianças, pais e alunos ficarem longe dessa escola, desse lugar que sempre os recebeu tão bem. Agora, com a vacinação de mais de 80% da população, nós podemos nos reunir aqui e comemorar os 77 anos de Franco da Rocha”, frisou Dr. Nivaldo.

A Coordenadora Pedagógica da Emeb, Giseli Sanches, disse que a reforma foi um grande avanço para os alunos e para o bairro, como um todo: “Tínhamos duas salas; agora são cinco, com mais de 250 alunos. As salas ficaram muito boas, são amplas e oferecem bastante espaço”.

Giseli comentou que para os alunos o ponto alto da ampliação foi, sem dúvidas, a nova quadra que ganhou os corações dos pequenos da Graciliano. “Nossa quadra ficou ótima, as crianças gostam muito das aulas aqui e conseguimos até uma parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer que oferece aulas de voleibol, judô, além de zumba para os adultos da comunidade. Antes nem havia espaço para isso”, ressaltou.

A Emeb Graciliano Ramos, atualmente, atende apenas o 1º e 2º ano e, a partir do ano que vem, a previsão é para que as crianças do 1º ao 5º ano façam parte do equipamento.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior