Sonho antigo: inaugurada nova quadra poliesportiva coberta da Emeb Padre Egydio

As comemorações do aniversário de 77 anos de Franco da Rocha só estão começando e a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, inaugurou mais uma obra importante para a rede de ensino da cidade: a nova quadra coberta da Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Padre Egydio José Porto.

Localizada no Parque Vitória, maior bairro de Franco da Rocha, a Emeb Padre Egydio atende mais de 900 alunos e alunas. A cobertura e revitalização da quadra eram um desejo antigo, sendo unanimidade durante as plenárias do Plano Plurianual Participativo (PPA) com a população local e as reivindicações do Grêmio Estudantil.

O evento de entrega da nova quadra poliesportiva contou com a presença do prefeito Dr. Nivaldo Santos; da sua vice Lorena Oliveira; da secretária da Educação e Cultura Renata Celeguim; da secretária adjunta Iraci Silva; da secretaria da Saúde, Thais Marquês; da secretária de Esporte e Lazer, Silmara Ciampone, dos vereadores municipais, além da ex-diretora da unidade enquanto Escola Estadual, Darlene.

Agora, com a entrega da obra, que por muito tempo foi um sonho, tornou-se realidade. A nova quadra está reformada e ganhou troca de alambrados, cobertura com sistema de iluminação, além de toda a reformulação do piso interno.

O professor de Educação Física, Leonardo Silva, falou do sentimento de contar com seu espaço preferido renovado. “A quadra traz novas energias aos alunos e isso já é evidente. Naturalmente, esse novo ambiente também enriquece e motiva os professores pela valorização da educação em nossa cidade”, explicou.

A gestão escolar da unidade e moradores do bairro, sempre reforçaram que a nova quadra era fundamental para as dinâmicas não só nas aulas de educação física e na prática esportiva, mas também por ser espaço das comemorações anuais.

Em sua fala, a secretária da Educação e Cultura, Renata Celeguim, relembrou a evolução da escola durante esses anos e agradeceu pela participação de todos, desde o primeiro PPA realizado com a antiga gestão da cidade. “Agradeço a todas as equipes que contribuíram para esta reforma, agradeço também, a comunidade que está aqui hoje prestigiando esse momento tão esperado pelas crianças. Nós não podemos parar de lutar pelas melhorias no ambiente escolar, e quando lutamos juntos, o resultado é sempre positivo”, comentou.

A diretora, Camila Lunardi, falou sobre a nova realidade da escola. “A reforma da quadra sempre foi um desejo de todos os professores que passaram e que atualmente estão na Emeb Padre Egydio. E hoje nossas crianças e professores realizam as atividades mais felizes, pois têm um espaço que os motiva e proporciona valiosas experiências de aprendizagem”, ressaltou.

Vale lembrar, que a nova reforma também beneficiou toda a comunidade. Na nova quadra são oferecidas, em parceria com a Secretaria de Esportes, aulas de zumba e ritmos após o dia letivo das crianças.

Texto: Jorge Henrique Ramos e Bianca Monteiro – Foto: Orlando Junior