De cara nova: entregue a reforma e ampliação da Emeb Cevero de Oliveira Moraes

Nesta sexta-feira (12) foi a vez da Emeb Cevero de Oliveira Moraes, no bairro Parque Santa Delfa, comemorar o aniversário de 77 anos de Franco da Rocha de um jeito especial. A prefeitura, por meio da Secretaria da Educação e Cultura, entregou a reforma e ampliação da unidade trazendo uma infraestrutura de primeira linha aos alunos e alunas da região.

Veja fotos da cerimônia

Na ampliação, foram construídas três novas salas de aula, ambiente multiuso, sanitários com acessibilidade, rampa de acesso e área de lazer. Além das partes internas construídas do zero, a unidade também contou com uma reforma completa que trocou os revestimentos, parte elétrica, hidráulica e cercamento no terreno da escola com gradis de ferro.

Com renovação no prédio, o atendimento de alunos quase triplicou passando de 100 para mais de 270 crianças atendidas. Agora, com 5 salas, a Cevero atende do 1º ao 4º ano e atem previsão de atender 5º ano em 2022 acompanhando o crescimento do bairro nos últimos anos.

A cerimônia de entrega da obra contou com a presença do prefeito Dr. Nivaldo Santos e da vice Lorena Oliveira, do ex-prefeito Kiko Celeguim, da secretária da Educação e Cultura Renata Celeguim, da diretora Carine Evangelista, da professora Rute Beatriz, além de vereadores municipais, alunos e moradores do bairro.

Emocionando a todos, o pequeno Eduardo Nunes, do 1º ano, falou sobre o sentimento de estudar na escola nova e, principalmente, por estar na mesma unidade em que estuda a sua irmã. Além disso, os alunos do Grêmio Estudantil da escola fizeram leitura de poemas apresentação de coral, e o grupo Cimbaju Cia Crew deu um show de street dance no palco. Na plateia, o pai Israel dos Santos, que participou do evento de anúncio da obra, em 2019, celebrou a entrega da reforma e disse estar feliz pela filha Adrielle iniciar sua jornada de estudos em um local tão acolhedor e especial.

A diretora, Carine, falou sobre a importância da obra para a educação local. “Antes de tudo, agradeço a comunidade do Santa Delfa, que é mais do que merecedora deste presente. Quando cheguei aqui, em 2015, tínhamos uma escola pequena, salas pequenas e muitos alunos. Já em 2017, no Plano Plurianual Participativo Kids (PPA), a comunidade e as crianças pediram uma unidade maior, com brinquedos e biblioteca. E com participação de todos, esse sonho se tornou realidade”, disse a diretora.

“Por isso, esta reforma e ampliação foram muito positivas, tanto para os alunos quanto para a equipe da escola. Uma obra muito importante para as crianças, pais e professores porque mantém o vínculo com os alunos e nós conseguimos acompanhar todo o processo educacional”, completou Carine.

Em sua fala, Dr. Nivaldo comemorou a entrega da obra e a possibilidade de reunir alunos, pais e professores novamente. “A pandemia exigiu muito de nós, especialmente paciência e força e coragem para vencer os desafios. Hoje, podemos comemorar esse esforço coletivo, fazendo novos planos e sonhando ainda mais alto”, ressaltou o prefeito.

Vale citar que a reforma e ampliação também levou em conta a valorização dos profissionais de educação, oferecendo uma nova secretaria, diretoria, coordenação, uma copa e um depósito para armazenamento de materiais.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior