Prefeitura realiza ação de conscientização sobre o combate ao Aedes aegypti e escorpiões

A Prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria da Saúde, via Núcleo de Zoonoses e Vetores realizou na última sexta-feira (12), uma ação de mobilização contra o mosquito do Aedes aegypti e acidentes com escorpiões. A atividade aconteceu ao redor da estação de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e nos Terminais Metropolitanos Leste e Oeste.

Iniciada pelo Governo do Estado, objetivo da atividade é alertar aos franco-rochenses, sobre novos focos do mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela, além de orientar a população sobre a proliferação de escorpiões causados em períodos chuvosos.

Franco da rocha vem desenvolvendo estratégias apropriadas para coibir o mosquito, bem como os acidentes com escorpiões, realizando visitas de agentes do Núcleo de Zoonoses aos bairros e residências e entrega de panfletos para conscientizar toda a população sobre cuidados básicos de combate às arboviroses em diversos pontos da cidade.

Para a gestora do Núcleo de Zoonoses e Vetores, Sandra Regina Correa, a campanha desenvolvida pelo Governo de São Paulo fortalece o trabalho realizado constantemente pelas equipes de Zoonoses da cidade. “É importante manter uma continuidade neste trabalho de fiscalização; nosso papel é evitar a criação dos mosquitos e invertebrados como os escorpiões, assim, evitando as consequências geradas por eles”, ressaltou.

Durante a panfletagem, os agentes do Núcleo de Zoonoeses alertavam os munícipes sobre cuidados básicos para evitar a criação do Aedes aegypti, assim como as precauções a serem tomadas após ataques de escorpiões. Vale lembrar, que essa mobilização é feita de forma contínua durante o ano.

Texto: Bianca Monteiro – Foto: Orlando Junior