Lendas do Juquery: espetáculo leva público aos antigos prédios do complexo hospitalar

Era sexta-feira (12), a noite caía no Parque Estadual Juquery e a movimentação atípica de carros indicava que algo diferente aconteceria. No meio do breu, o que se via eram apenas as silhuetas das pessoas aguardando do lado de fora do prédio educativo do Parque Estadual do Juquery (PEJy).

Veja fotos das apresentações

Ao abrirem as antigas portas, os corredores e ambientes pouco iluminados indicavam o que estaria por vir: o espetáculo mais aterrorizante da cidade, o “Lendas do Juquery”, uma reunião de contos passados por antigos funcionários de umas das maiores colônias psiquiátricas do Brasil e que ecoaram por anos entre os pavilhões do antigo Complexo Hospitalar. O evento, integra as comemorações do aniversário de 77 anos de Franco da Rocha e chega a sua terceira edição. Confira a programação completa.

À frente das apresentações, organizadas pelo Parque Estadual do Juquery e Prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria da Educação e Cultura, estão o professor e ator Ednaldo Carmo e o poeta André Arruda.

No repertório, estavam lendas assustadoras interpretadas por Ednaldo – que encarna um antigo médico do hospital -, como a Noiva do Juquery, que narra a trajetória de uma moça que morre inconformada por ter sido deixada por um pretendente e resolve aparecer vez ou outra entre os corredores dos prédios, e o Bebê-monstro, narrativa que nasceu durante a enchente de 1987, cujo enredo trata de uma profecia feita após o nascimento de uma criança com a fisionomia de um monstro e que ganhou os noticiários da época. André Arruda também apresenta músicas, contos e causos que aconteciam na antiga cidade dos loucos.

Ednaldo Carmo, comemora a interação dos expectadores com o espetáculo. “Eles participam diretamente das histórias, muitos já ouviram falar e reavivam essa memória. A música, cantada pelo André Arruda, também ajuda muito a quebrar o gelo e deixa a plateia menos apreensiva, mesmo em meio à escuridão dos prédios do Juquery”, relata.

A próxima apresentação acontece nesta sexta-feira (19), em duas sessões, às 19h30 e às 21h. As inscrições já esgotaram, mas quem não quiser perder a próxima, deve ficar ligado nas redes sociais da Prefeitura facebook.com/prefeituradefranco e instagram.com/prefeituradefranco/ para abertura do formulário da apresentação do dia 26 de novembro.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).