126 anos de Osório César: médico é homenageado com desfile de bonecos pela cidade

Em meio às comemorações dos 77 anos de Franco da Rocha, a cidade também celebrou na última quarta-feira (17), o aniversário de Osório Thaumaturgo César, médico e artista, precursor dos estudos da arteterapia, que marcou a história dos pacientes do antigo Complexo Hospitalar do Juquery e que completaria 126 anos.

Confira mais imagens do cortejo

Pensando nesta celebração, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação e Cultura, promoveu, em homenagem a Osório, um cortejo de bonecos gigantes de papel machê, criados pela artista Márcia Silveira.

O desfile, que marcou o término da exposição “Isto não é Loucura”, tema de um dos projetos expostos durante a quarta edição do Festival Soy Loco Por Ti Juquery, teve início na Casa de Cultura Marielle Franco e seguiu pelas ruas do centro da cidade, terminando no Museu de Arte Osório César (MAOC). À frente do cortejo, estavm bonecos em tamanho menor simbolizando artistas do acervo do MAOC que estiveram como internos do Juquery, Aurora Cursino dos Santos, Djalma e Istvan Csibak.

Durante a atividade, a equipe responsável pelo evento interagiu com munícipes que passavam pela estação de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), distribuindo panfletos e livros sobre o funcionamento do MAOC, para que conheçam as obras expostas no museu, dando visibilidade ao legado de Osório Cesar.

O cortejo foi finalizado pelo prefeito Dr. Nivaldo e a vice Lorena Oliveira, que recepcionaram a figura de Osório em seu retorno ao Complexo do Juquery, símbolo da arteterapia no Brasil e berço das criações que tanto incentivou.

Aproveitando a oportunidade, Dr. Nivaldo e Lorena tiveram a honra de conferir em primeira mão, detalhes da nova exposição do Museu Osório César “O que não pode ser esquecido quando o Juquery fecha as portas”, aberta ao público a partir do dia 20 de novembro, na Mapoteca do MAOC. Saiba mais sobre a nova exposição.

Texto: Bianca Monteiro – Foto: Orlando Junior