Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, Prefeitura realiza cortejo da Praça Zumbi dos Palmares à Casa de Cultura Marielle Franco

Neste domingo (21), a Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação e Cultura, junto à Associação Cultural Afro-Brasileira (ACAFRO) realizou uma caminhada para marcar o Dia da Consciência Negra que, neste ano, completa 50 anos de muita luta.

Veja fotos do evento.

A concentração para o início da marcha aconteceu na Praça Zumbi dos Palmares, que também foi inaugurada no domingo. Reuniram-se na praça, grupos religiosos locais da Umbanda e Candomblé, além de coletivos de vários locais de São Paulo, que foram conduzidos durante todo o percurso pela mãe de santo e presidente da ACAFRO, Iyá Tânia de Lima.

A vice-prefeita Lorena Oliveira e o deputado Maurici participaram da ação e prestigiaram o evento. No local, houve uma cerimônia de oferta de farofa e água para Exu, o ato é realizado para que haja a abertura de bons e novos caminhos. Um pouco antes do cortejo começar, foi plantada uma árvore “maluô” ou palmeira, que simboliza o local onde o quilombola brasileiro Zumbi dos Palmares vivia.

Durante o cortejo com Afoxé, o grupo exibia e citava palavras de luta contra o racismo e a busca por igualdade, enquanto dançavam o jongo, tradição afro-brasileira que inclui dança de roda e cânticos. A marcha teve como destino a Casa de Cultura Marielle Franco, onde foi feita uma grande ornamentação para apresentações culturais de capoeira e do samba de roda.

Os representes do Movimento Negro Unificado (MNU) também estavam presentes e fizeram uma fala sobre a luta pela igualdade no Brasil: “É importantíssimo falar sobre o movimento antirracista e os cinquenta anos do Dia da Consciência Negra. Nosso esforço muda as relações estruturais e efetivas do nosso país. Nós, população negra, com a cultura e a religiosidade de matriz africana, temos o dever de continuar lutando ainda mais nesse momento tão delicado do país, como fez Zumbi dos Palmares”, afirmou a coordenadora do MNU, Regina Lucia.

Texto: Khananda Beatriz – Foto: Orlando Junior