Assentamento Fazenda São Roque recebe palestra sobre o Novembro Azul

Nesta quarta-feira (24), a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, realizou uma palestra em alusão ao mês de conscientização da saúde dos homens, conhecido como “Novembro azul”, no Assentamento Fazenda São Roque. A ação também envolveu avaliações médicas e odontológicas, coleta de exames e orientações nutricionais.

A palestra foi conduzida pelos enfermeiros Fábio Lucena e Denis Cardoso, que atuam na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Luciana e incluiu fatores importantes sobre a campanha, como o diagnóstico precoce do câncer de próstata, prevenção e uso de medicamentos adequados. Segundo a equipe de saúde, esses são os pontos mais comuns em que os homens com idade acima dos 50 anos possuem dúvidas.

Para explicar sobre o diagnóstico precoce, o enfermeiro Fábio citou o exame (Prostate-Specific Atingens) PSA Total. “Esse exame é indicado para que o diagnóstico seja mais preciso e deve ser realizado anualmente de forma obrigatória por todos os homens que possuem idade acima de 50 anos”, explicou o enfermeiro.

Ainda sobre a conscientização, os enfermeiros reforçaram que a campanha é extremamente importante e que descobrir a doença o quanto antes pode salvar muitas vidas. “A descoberta do câncer na fase inicial eleva a chance de cura em uma porcentagem bem maior”, afirmou Denis para o grupo.

Também foram feitos testes rápidos de hepatite, sífilis e HIV, consultas médicas e avaliação odontológica. Após as avaliações, os pacientes também receberam encaminhamento para exames a serem feitos nas UBSs.

Atividades como esta são realizadas na área social do assentamento durante todo o ano e representam grande valor. A agente de saúde, Maria José, está sempre presente no assentamento para garantir o acesso à rede de serviços de saúde a todos os moradores: “Neste mês, a organização de uma palestra como essa foi essencial para trazer informação e incentivar o cuidado com a saúde masculina”, comenta a agente.

Texto e foto: Khananda Beatriz