No coração do Juquery: inaugurada a nova Emeb Roberto Meconi e a primeira Brinquedoteca da região

No próximo dia 30 de novembro, Franco da Rocha completa 77 anos de emancipação em pleno desenvolvimento e, o mais importante, sem esquecer onde tudo começou: o Complexo Hospitalar do Juquery. Hoje um patrimônio da cidade, o complexo já rendeu muitos frutos para Franco da Rocha e na última quarta-feira (24), foi a vez de a cidade retribuir, mais uma vez, inaugurando, no coração do Juquery, a Brinquedoteca Municipal Julieta Rosa Celeguim Gaborim e a Emeb Roberto Meconi.

O sentimento de gratidão era evidente no olhar de todos os presentes na cerimônia de inauguração, que aconteceu nesta quarta-feira (24). O evento marcou a concretização de um sonho antigo com o investimento da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, que teve início em 2019 com a recuperação do Espaço Educativo Juquery, localizado na área cedida pelo Governo do Estado para a Prefeitura, compreendo todo o espaço do antigo parque infantil, onde ficavam os filhos dos funcionários do hospital.

A cerimônia de inauguração contou com a presença da esposa do homenageado Roberto Meconi, a professora Myriam Meconi, e da neta da dona Julieta Gaborim, Fabiana Gaborim. Entre as autoridades, estiveram o prefeito Dr. Nivaldo; a vice Lorena Oliveira; a secretária da Educação e Cultura, Renata Celeguim; o ex-prefeito Kiko Celeguim; a diretora da Emeb, Roberta Aquino; a gestora da brinquedoteca Debora Santana; a equipe da escola e os vereadores municipais. Veja fotos do evento.

Aos 90 anos, Julieta Rosa é homenageada pelos serviços públicos de educação e formação de boa parte dos moradores de Franco da Rocha, que passaram pelo espaço quando criança, e hoje têm a enorme felicidade em ver o local totalmente novo, passando para as próximas gerações todo o carinho que dona Julieta dedicava a todos.

Para agradecer a homenagem, foi exibido para a plateia um vídeo em que dona Julieta agradece pela homenagem e seus antigos alunos e familiares lembraram os momentos que passaram ao seu lado.

Em sua fala, a professora Myriam Meconi, que durante a semana da inauguração se reuniu com a equipe da escola, também celebrou a homenagem ao seu companheiro de tantos anos. Roberto foi um importante comerciante da cidade, que dedicou a vida ao crescimento do município e a formação de seus filhos e sua família.

Em seguida, a secretária Renata Celeguim lembrou que o terreno da Emeb foi cedido para a prefeitura em 2015. “Aos poucos, fomos fazendo intervenções necessárias para devolver este espaço para a cidade. Nós conseguimos reformar o prédio da brinquedoteca mesmo após um incêndio, e mantivemos o desenho original, que ficou marcado na memória de todos que chegavam de trem na cidade. Este local faz parte da nossa história”, relatou.

Com a mudança, a nova creche passa a atender até 270 crianças que contam com salas térreas que ajudam na locomoção, espaço interno amplo, jardim e playground. Já a brinquedoteca, conta com ambientes de leitura e brinquedos, com destaque para o ateliê, onde as crianças podem explorar livremente diversos materiais de criação, expressando seus sentimentos através da brincadeira, leitura e da arte.

A diretora da nova creche, Roberta Aquino, falou sobre o sentimento da equipe escolar e dos alunos em fazer parte de um equipamento histórico. “A equipe Roberto Meconi está inaugurando um sonho. Este espaço é maravilhoso, sentimos que tudo foi projetado pensando na autonomia e no desenvolvimento das crianças e vê-las aqui sorrindo e brincando, é de um orgulho sem igual”, disse.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior