Upa 24h e UBS do Centro são renomeadas em homenagem aos franco-rochenses Dr. Clésio Rodrigues Moreira e Antônio de Paula Lima

No dia em que completou 77 anos de emancipação, Franco da Rocha homenageou pessoas que ajudaram a construir sua história, figuras honrosas, cujas trajetórias se confundem com a história da cidade. Na última terça-feira (30), dois importantes equipamentos de saúde, a Unidade de Pronto Atendimento (Upa 24h) e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro receberam os nomes de Dr. Clésio Rodrigues Moreira e Antônio de Paula Lima, franco-rochenses apaixonados pela terra que tão bem os acolheu e onde criaram suas famílias e deixaram suas raízes.

A cerimônia de nomeação aconteceu na arena Ubirajara Ferreira Braga, atrás do Museu de Arte Osório Cesar (MAOC), e contou com a presença do prefeito Dr. Nivaldo Santos e da vice Lorena Oliveira; a secretária de Saúde Thais Marquês; filho e neto de Antônio de Paula Lima, vereador Rodrigo da Brasil e João Carlos Lima e o filho do Dr. Césio, Diogo Rais, além dos vereadores da cidade.

Os sentimentos de emoção e saudade tomaram a plateia ao assistirem vídeos com depoimentos de familiares dos homenageados. Dr. Césio nasceu e permaneceu em Franco da Rocha durante toda a vida. Apaixonado por música, tocou nos tradicionais bailes de carnaval da cidade e, mais tarde, figurou entre os primeiros colocados em um concurso para bolsa integral no curso de Medicina. Formou-se na Faculdade de Medicina de Itajubá e se tornou o primeiro médico nascido na cidade, especializando-se em cardiologia.

O carinho e cuidado com que atendia os pacientes lhe renderam o apelido de “médico do coração”, fazendo parte da vida de várias gerações de franco-rochenses. Com sua ética e profissionalismo, Dr. Clésio fez parte da vida de diversas famílias, levando comprometimento e amizade aos seus tão queridos pacientes. Deixou sua marca no coração de todos que passaram por seu consultório se a partir de agora, será lembrado por todos que passarem pela Upa 24h.

De origem humilde, Antônio de Paula nasceu no interior do Paraná em meio a lavoura, aprendeu a trabalhar com a terra ainda muito jovem. Em São Paulo, seu primeiro destino foi Franco da Rocha, onde criou suas raízes e passou toda a vida.

Conhecido pela mente aguçada e espírito livre, tinha o dom de cortar cabelo, o que fazia na metalúrgica onde trabalhava e também fora do expediente. Com muito trabalho, montou sua primeira barbearia na região da Lapa e depois, na rua Cinco de Maio, em Franco da Rocha. Mesmo com pouco estudo, não desistiu de seus sonhos e sempre enfrentou seus problemas com bravura, honra e garra de querer sempre mais, motivando todos ao seu redor. Com seu espírito empreendedor, uniu-se aos seus filhos e abriram a conhecida Padaria Brasil, passando os verdadeiros significados da perseverança, honra e humildade por gerações.

Em sua fala, a vice-prefeita Lorena falou sobre o papel importante de ambos equipamentos na condução da pandemia da Covid-19 e na promoção de saúde pública. “Inaugurados em 2016, a Upa e a UBS do Centro foram fundamentais para salvamos vidas nos últimos dois anos e agora, elas carregam os nomes de pessoas tão especiais e queridas e que também fizeram a diferença na história da nossa cidade”, disse Lorena.

O prefeito Dr. Nivaldo lembrou os momentos que passou ao lado de Dr. Clésio, como paciente e amigo. “Tive a honra de conhecer os dois homenageados e agradeço aos seus familiares por permitirem que utilizemos esses equipamentos de saúde. A Upa, inclusive, chegou a realizar mais de mil atendimentos por dia, e hoje, atende cerca de 700 pessoas, sendo fundamental para a saúde da população franco-rochense”, afirmou o prefeito.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior