Brinquedoteca Municipal Julieta Rosa Celeguim Gaborim começa a receber seus primeiros visitantes

Na tarde da última sexta-feira (3), a recém-inaugurada Brinquedoteca Municipal Julieta Rosa Celeguim Gaborim, localizada no Juquery, começou a receber suas primeiras visitas das crianças de Franco da Rocha.

Confira fotos do passeio das crianças.

Após a reforma do prédio, executada por meio da Secretaria de Infraestrutura e Secretaria da Educação e Cultura, o equipamento passa a contar com três ambientes de lazer para crianças de até 12 anos, como a estação leitura contendo um acervo com diversos livros infantis, espaço brincar, com jogos de tabuleiro e cantinho para bebês, além do ateliê de pintura para atividades lúdicas e artesanatos, onde as crianças podem explorar livremente a criatividade junto do contato com a natureza por meio do bosque que cerca o prédio.

Com mediação da gestora Débora Santana e da professora Gabriela, responsáveis pela a unidade, a nova brinquedoteca recebeu os alunos do 1º e 2º ano da Emeb Mariangela Zen Dias, localizada no bairro Chácara Bom Tempo. Ao todo, compareceram para as atividades 17 crianças, que aproveitaram o passeio ouvindo histórias sobre o antigo Complexo Hospitalar do Juquery, obras do Museu Osório César (MAOC), entre outras tarefas educativas.

Segundo a gestora Débora, é importante para toda criança de Franco da Rocha ter esse espaço de lazer e educação para que possam aproveitar fora do ambiente escolar. “Foi um grande presente pra mim ser convidada para participar desse projeto, ver a reação de cada criança que participa das nossas atividades é de emocionar qualquer pedagogo, e nos dá uma devolutiva de que o espaço está funcionando adequadamente para os pequenos”, comentou Débora.

“É importante ter um lugar específico na cidade para que as crianças possam ser livres para usarem a imaginação e ao mesmo tempo possam entrar em contato com a natureza com toda essa mágica que só a criança tem”, completou a gestora.

Para os diretores de escola que desejam agendar uma tarde de diversão na brinquedoteca, é necessário entrar em contato com a gestora do equipamento. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, em dois períodos: manhã das 9h às 13h30 e no período da tarde, das 15h às 16h30. Para o público em geral, o equipamento está aberto para visitação das 11h às 12h e das 13h30 às 14h30.

Para o mês de janeiro, a fim de aproveitar o recesso escolar, Débora estuda iniciar o projeto “Férias na brinquedoteca” com uma nova programação oferecendo oficinas educativas em horários especiais para a diversão e ocupação dos pequenos.

Texto: Bianca Monteiro – Foto: Orlando Junior