Parque Montreal recebe luminárias de LED no início da maior modernização de iluminação pública em Franco da Rocha

Franco da Rocha iniciou na última terça-feira (7), a execução do maior projeto de modernização da rede de iluminação pública do município com um investimento de R$ 58 milhões, por meio de uma parceria público-privada (PPP). O bairro Parque Montreal foi o primeiro a receber a remodelação que vai substituir as antigas lâmpadas de sódio por luminárias de LED, tecnologia que garante melhor iluminação e menos consumo de energia.

Confira mais imagens da troca de iluminação

Todo o processo de modernização será realizado pelo consórcio Luz de Franco da Rocha e atenderá, com expansão e manutenção corretiva e preventiva, todo parque de iluminação pública que conta com cerca de 10,4 mil pontos. No Parque Montreal, as ruas Regina, Vitória e Alberta já contam com a nova tecnologia LED que se expandirá para os demais pontos do bairro já nos próximos dias.

Cristina Almeida, de 45 anos e moradora do Montreal há mais 20, disse que a nova iluminação é essencial para a segurança dos bairros em diferentes quesitos. “Com essa nova rede, teremos mais segurança para nossos filhos que brincam até tarde na rua e também nos sentiremos mais seguros para ir trabalhar ou sair durante a noite na rua. É uma conquista pontual e com grande valor”, comentou Cristina.

O prefeito Dr. Nivaldo acompanhou a troca das luminárias no Parque Montreal ao lado do secretário de Infraestrutura, Eduardo Martins, e falou sobre o ponto de partida da modernização.

“Todo esse processo partirá do bairro para o centro, dessa maneira atenderemos primeiramente os pontos que estão mais tempo com o mesmo sistema de iluminação e precisando o quanto antes dessa nova tecnologia. São detalhes como esse que reforçam o nosso cuidado com a população”, explicou o prefeito.

As luminárias usadas no processo de modernização possuem 145 lúmens/Watt e são apropriadas para projetos que visam o melhor custo-benefício, preparadas para telegestão de iluminação pública (smart city) e com dez anos de garantia.

A execução do projeto de PPP teve início em janeiro e terá quatro fases. A primeira foi a fase 0, que realizou o mapeamento, com fotos e documentações de todo o parque de iluminação. Em seguida, a fase 1 realizou toda a manutenção dos pontos de iluminação na cidade já na preparação para o recebimento da iluminação de LED.

A modernização, que acontece atualmente, corresponde à fase 2 que, após finalizada no prazo de 6 meses, dará início a fase 3 que será a responsável por todo o processo de manutenção preventiva e corretiva da nova rede de iluminação pública.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior