Prefeitura assina convênio para realização de obra de abastecimento de água no Assentamento Dom Tomás Balduíno

O prefeito Dr. Nivaldo assinou nesta quinta-feira (16), um convênio com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP) para a realização de uma obra de abastecimento de água no Assentamento Dom Thomaz Balduíno.

O objetivo do acordo, é garantir a segurança hídrica das 21 famílias que vivem no setor vermelho do assentamento e que realizam a captação de água em um poço artesiano de uso coletivo. Em maio deste ano, a bomba do poço queimou e a substituição só poderia ser feita mediante autorização do ITESP, órgão responsável pelo gerenciamento da área. Neste período, a Prefeitura realizou o abastecimento do setor com caminhões pipa.

A reunião para assinatura do documento contou com a presença do prefeito Dr. Nivaldo; do Deputado Estadual Mario Maurici; do diretor do ITESP, Bachir Youssef Khalil e dos moradores do assentamento.

“A água é um direito de todos, em especial, para vocês, trabalhadores da terra. Vamos comprar a bomba e fazer a instalação para resolver o problema da água aqui no assentamento. Além disso, a Prefeitura de Franco da Rocha está à disposição de vocês para o que precisarem”, disse o prefeito.

Membro do setor de Educação do assentamento, Marilene Camargo, afirma que a obra é fundamental para atender as mais de 70 pessoas que residem no setor. Ela conta que o assentamento também é assistido pela Prefeitura por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Jardim Luciana.

“Estamos muito felizes com esse olhar da Prefeitura para o assentamento. Esta é uma obra muito importante para melhorar a vida dos moradores e garantir infraestrutura que atenda às necessidades básicas e de bem-estar das famílias que residem aqui”, relatou Marilene.

Além da assinatura do convênio, o assentamento está recebendo a Rede de Agroecologia do Leste Paulista, que vai auxiliar em estudos que viabilizem a utilização das nascentes existentes no acampamento, visando fornecer novas fontes de captação de água e, consequentemente, o aumento da segurança hídrica dos moradores.

De acordo com o ITESP, o prazo de execução da obra é de cinco meses.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior