Representantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Franco da Rocha tomam posse

Na última terça-feira (14) a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu posse aos novos representantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS). Sua formação conta com 12 membros titulares e seus suplentes, sendo eles munícipes, servidores da saúde, representante do governo e prestadores de serviços privados.

Veja fotos do evento.

O CMS terá o papel de fiscalizar e propor políticas públicas de saúde em Franco da Rocha, com a interlocução entre a população que está no dia a dia dentro dos equipamentos de saúde recebendo atendimento e a poder público que é responsável pela garantia do serviço.

“A participação social está refletida aqui, onde todos nós temos a oportunidade de poder tornar o Serviço Único de Saúde (SUS) um serviço ainda mais democrático e acolhedor. Sabemos que para chegarmos até aqui, a população ralou muito para ter um serviço público de saúde com qualidade e amplo atendimento. Por meio desse espaço do conselho, que é legitimado, podemos melhorar o nosso serviço que beneficiará toda a população”, explicou a secretaria Municipal de Saúde, Thais Marquês.

O conselho terá também atuação nos aspectos econômicos e financeiros, nas estratégias e na promoção do processo de controle social da saúde nos setores públicos e privados.

“É de extrema importância que o nosso conselho seja atuante, pois dessa maneira vamos, de fato, ajudar a melhorar a vida das pessoas. Somos a voz da população e temos o dever de fazer com que cada pedido e proposta sejam levadas para frente, reforçando a qualidade do serviço de saúde em nossa cidade”, enfatizou a conselheira titular, Sueli Regina de Melo.

Vale ressaltar que a função do conselheiro municipal de saúde não é remunerada, sendo considerada de relevante interesse público com um mandato de duração de 2 anos.

Foto e texto: Jorge Henrique Ramos