O que não pode ser esquecido quando o Juquery fecha as portas? é o tema da nova exposição na mapoteca do Museu Osório César

A Prefeitura, por meio Secretaria da Educação e Cultura, junto ao Museu de Arte Osório César (MAOC), inaugurou em meio às comemorações dos 77 anos de Franco da Rocha, a exposição: “O que não pode ser esquecido quando o Juquery fecha as portas?”, questão levantada após o encerramento das atividades da ala de internação de longa permanência do antigo Complexo Hospitalar do Juquery.

Veja fotos da exposição.

Desenvolvida pelas artistas Cibele Lucena e Flávia Mielnik, a nova exposição foi criada, após um trabalho de pesquisa com ex-internos e funcionários da unidade com relatos acontecidos na época de funcionamento do Hospital.

A partir das histórias contadas, as artistas criaram um livro delicado com desenhos, pinturas, recortes e colagens de tecidos, miniaturas dos uniformes usados feito a mão por dona Alzira, ex-moradora e costureira do complexo, que está disponível para o público na mapoteca do Museu de Arte Osório César, desde o dia 20 de novembro e, está a disposição dos munícipes até 30 de março de 2022, de terça a domingo, durante o funcionamento do museu.

Para as responsáveis pela exposição, Cibele e Flávia, essa nova mostra traz a sensibilidade de vivências de anos dos antigos moradores e funcionários, ao retratar lembranças por meio de algo tão sensível, é uma forma linda de deixar registrado uma história que durou 123 anos. “Nós entramos em contato com os últimos funcionários e moradores do complexo, até o final de julho, conseguimos coletar vários relatos importantes para a composição do nosso livro. O foco do projeto, desde o início, foi voltado para o encerramento das atividades no Juquery, uma vez que, nós já trabalhamos há algum tempo em outros equipamentos, como o Centro de Atenção Psicossocial, (CAPS), de São Paulo, com a arte e saúde mental”, comentou Cibele Lucena.

Mapoteca

Mapoteca é um móvel semelhante a uma cômoda, que contém gavetas onde se guardam conjuntos de mapas e outros documentos como: fotografias, cartas, cartográficas que são catalogadas para uma melhor preservação ao serem consultados e manuseado no futuro.

Texto: Bianca Monteiro – Foto: César Iury