Governo do Estado e Prefeitura de Franco da Rocha anunciam início da construção de dois piscinões para combate a enchentes

Na manhã desta segunda-feira, Franco da Rocha deu mais um passo na construção de uma cidade mais segura e resistente às chuvas com a autorização para início das obras de construção de dois novos piscinões no município. Veja fotos do evento.

Em uma cerimônia realizada na FATEC, o prefeito Dr. Nivaldo e a vice Lorena Oliveira se reuniram com o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido; e o superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Francisco Eduardo Loducca para anunciar o maior investimentos da história do município, chegando à marca de R$ 120 milhões.

Serão construídos dois novos piscinões no Ribeirão Eusébio, que corta o centro e chega a diversos bairros da cidade: o EU-08, na região da Vila dos Comerciários, que terá capacidade para mais de 274 mil metros cúbicos de água da chuva e o EU-09, que começa na estação Baltazar Fidélis e chega até o centro, cuja capacidade chegará a 92 mil metros cúbicos de água. O prazo de execução de até 24 meses.

Os canais do Ribeirão Eusébio e do Rio Juquery também passarão por obras de desassoreamento, desde a represa até a Vila Ramos, com recursos oriundos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídrico). A margem do Rio Juquery ganhará pôlderes, aduelas fechadas e galerias na rua Dr. Hamilton Prado. Os projetos contam com a construção de parques lineares no entorno dos reservatórios, oferecendo opção de lazer para milhares de famílias franco-rochenses.

O prefeito Dr. Nivaldo disse estar emocionado por Franco da Rocha receber investimentos dessa magnitude. “Desde 2013, planejamos essa grande obra dentro do nosso programa de combate às enchentes e que representa um passo muito importante para que o município deixe de sofrer com o problema histórico das enchentes. Com isso, podemos planejar a cidade não só para quatro anos, mas para os próximos 20, 30 anos, para que nossos filhos e netos tenham muito mais qualidade de vida”, frisou o prefeito.

“A construção destes reservatórios é fundamental para mitigarmos os impactos das chuvas nesta região que costuma sofrer com alagamentos, especialmente durante o verão. Já entregamos um piscinão em 2019, agora iniciamos mais dois e no próximo mês iniciaremos o desassoreamento de cerca de cinco mil metros do rio, no trecho da barragem Paiva Castro, como complemento às medidas preventivas”, explicou Marcos Penido.

Mais investimentos em educação

Durante o evento, a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime) e secretária de Educação de Mairiporã, Marcia Bernardes, anunciou investimentos na área da educação para Franco da Rocha e região, por meio do Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo (Painsp). Serão repassados R$ 452,2 mil para ampliação de salas nas Embs Zilda Arns, no Jardim Bandeirantes, e Sebastião Bezerra Lins, no Parque Montreal, além de R$ 2,5 milhões para cobertura de quadras das escolas estaduais Profº Domingos Cambiaghi e Profª Rituco Mitani.

Na cerimônia de anúncio das obras, também estiveram presentes os vereadores de Franco da Rocha; o vice-prefeito de Francisco Morato, Ildo Gusmão; o prefeito de Mairiporã, Aladim; o ex-prefeito Kiko Celeguim; os deputados federais Mario Murici, André do Prado, Marcos Zerbini e Xerife do Consumidor; o diretor da FATEC, Paulo Nakayama.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior