Prefeitura de Franco da Rocha inicia vacinação de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, iniciou no último sábado (15), a imunização contra a Covid-19 dos pequenos franco-rochences dentro da sala da vacina, localizada na Praça da Saúde.

Veja fotos dos primeiros dias de vacinação

Neste primeiro momento, estão sendo vacinadas com o imunizante de Pfizer, as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência permanente, indígenas e quilombolas. Para receber a primeira dose, é necessário apresentar a certidão de nascimento da criança, documento original com foto da mãe ou responsável pela criança, e um laudo ou declaração médica comprovando a comorbidade. O retorno para a aplicação da segunda dose infantil, acontece após oito semanas.

Até o momento, 57 crianças já foram vacinadas, como no caso do pequeno herói, Gustavo Santana de Amorim, de 11 anos. Dando um show de responsabilidade, Gustavo, que estava acompanhado de sua avó, dona Ana Moreira, aguardava ansioso por esse momento. “Apesar de ter doído um pouquinho, estou muito feliz por esse momento. Aguardei ansioso por esse dia, e agora, finalmente vou poder voltar para a escola e com segurança”, contou.

Para a avó de Gustavo, Ana Moreira, é inexplicável a sensação de alívio que aquele momento representou para ela e toda a sua família. “Estou tão feliz pelo meu neto, ele não via a hora de receber a primeira dose para poder voltar a frequentar as aulas de forma presencial, e ver os amiguinhos. Vacinem suas crianças, as vacinas salvam vidas, é por causa delas que sairemos dessa situação. Viva a ciência , e o meu muito obrigada ao SUS”, comentou a avó.

A primeira fase da vacinação continua acontecendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados, das 8h às 16h, exclusivamente na sala de vacinação da Praça da Saúde, no centro de Franco da Rocha.

Operação Vacinação

No domingo (16), também foi dia da Operação Vacinação, para aqueles que estão completando o ciclo vacinal contra a Covid-19. A ação aconteceu dentro do Parque Municipal Benedito Bueno de Morais, para os munícipes que ainda não tomaram a primeira dose do imunizante, doses de reforço e aplicação atrasada.

Foram vacinadas 320 pessoas com os quatros imunizantes disponíveis no município, Pfizer, Coronavac, Astrazeneca e Janssen.

Para o enfermeiro responsável pela ação do final de semana, Rafael Ferdinando Simões, a equipe de saúde da cidade está empenhada em aumentar a imunização dos moradores de Franco da Rocha, apesar da baixa procura. “É importante ressaltar que, aumentar a imunidade da população em geral contra o vírus da Covid-19, é extremamente necessário para vencer essa guerra e dispersar de uma vez essa doença. Nós encontramos pessoas que ainda estão relutantes em relação à vacina, mas, aos poucos, estamos conseguindo explicar a importância dela para todos”, ressaltou Rafael.

A vacinação de jovens e adultos acontece todos os dias nas Unidades Básicas de Saúde, (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e, na sala da vacina na Praça da Saúde, das 8h às 20h da noite. Já aos sábados, os pontos de vacinação disponíveis são: Praça da Saúde, das 10h às 16h, além das Unidades Básicas de Saúde do Jardim Luciana, Lago Azul, Parque Vitória e Vila Rosalina, das 9h às 16h.

Texto e Foto: Bianca Monteiro