Prefeitura anuncia plano de investimentos e recuperação de Franco da Rocha após chuvas

Nos dias 30 e 31 de janeiro, Franco da Rocha viveu um dos momentos mais difíceis de sua história com as fortes chuvas que atingiram a cidade, ocasionando no desastre da rua São Carlos, no bairro Parque Paulista. E na manhã desta quarta-feira (9), 11 dias depois do acidente, a Prefeitura anunciou o Plano de Investimentos e Recuperação de Franco da Rocha.

Confira as fotos do evento.

Em coletiva de imprensa transmitida online pelas redes sociais da Prefeitura, com a presença dos vereadores da Câmara Municipal, o prefeito Dr. Nivaldo detalhou o pacote de medidas que aplicará 30 milhões em programas de atendimento emergencial específico às famílias atingidas pela enchente e um plano de reconstrução voltado à recuperação da infraestrutura da cidade.

O primeiro anúncio foi o Auxílio Moradia Emergencial (AME) destinado a famílias desalojadas por risco de deslizamento ou desabamento no valor de R$ 608,94, que serão distribuído mensamente por seis meses com possibilidade de renovação por mais seis. Cerca de 230 famílias já estão aprovadas no programa, onde 150 já receberão a primeira parcela até a próxima segunda-feira (14).

Em seguida, para apoiar os moradores na reconstrução das moradias afetadas pelas chuvas, foi anunciado o “Força Franco”, programa que oferecerá auxílio financeiro emergencial aplicada por verba municipal durante três meses, com possibilidade de renovação por mais três, para cerca de 3.500 famílias, com valor que pode chegar até R$ 500. Além disso, os afetados pelos alagamentos também terão direito a isenção de até R$ 5 mil no IPTU.

E visando uma ação com foco nos reparos de infraestrutura da cidade, foi anunciado o programa “Reconstrói Franco”, que realizará serviços de reparos e zeladoria, como desobstrução de bueiros, poda de árvores, limpeza de rios e córregos, reconstrução de galerias e cata-treco. Essa ação contará com investimento de R$ 2 milhões por meio da Defesa Civil Municipal.

Durante a coletiva, Dr. Nivaldo homenageou com um minuto de silêncio as 18 vítimas do deslizamento da rua São Carlos e parabenizou os mais de 400 trabalhadores e incontáveis voluntários que estiveram da linha de frente na recuperação da cidade durante o período emergencial.

“Ainda estamos passando por um momento delicado que deixou marcas muito além daquelas deixadas em paredes de casas e comércios. Por isso, não posso deixar de esquecer aqueles que estiveram nas ruas durante o dia e a noite, puxando lama e nos colocando de pé o mais rápido possível”, disse o prefeito.

Por fim, ao lado do secretário de Infraestrutura, Eduardo Martins, Dr. Nivaldo reforçou que os recursos anunciados pelo Governo do Estado de São Paulo para Franco da Rocha, estimado em 8 milhões, serão destinados integralmente em obras de recuperação e contenção na rua São Carlos, no Parque Paulista.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior