Chuvas que atingiram Franco da Rocha em janeiro são classificadas como evento climático extremo pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) elaborou uma nota técnica sobre chuvas intensas que atingiram a Região Metropolitana entre 26 e 30 de janeiro de 2022. A pesquisa detalhou o número do volume de água em todo território paulista, causado por um sistema de baixa pressão que canalizou a umidade originada na região amazônica em conjunção com uma frente fria vinda do litoral paulista.

Segundo o IPT, o panorama das chuvas na região metropolitana de São Paulo apontava que, em janeiro, Franco da Rocha teria 220 milímetros de chuva. No entanto, nos últimos cinco dias do mês, entre 26 e 30 de janeiro, o cenário teve uma brusca mudança com o registro de acumulados superiores a 400 milímetros, praticamente o dobro da média mensal de chuvas esperada para a nossa cidade.

Levando em consideração as 24 horas do dia 30 de janeiro, mesmo dia da tragédia da rua São Carlos no Parque Paulista, choveu em Franco da Rocha o acumulado superior a 100 milímetros, o que corresponde entre 50 e 60% do total esperado para o mês.

A nota técnica do IPT também fez uma análise de período de recorrência ou de retorno, que é o intervalo de tempo médio, em anos, que um determinado evento levará para ser igualado ou superado ao menos uma vez. Nesta tabela, entre dez municípios, Franco da Rocha liderou o ranking com um período de retorno em 154 anos, o que significa que nossa cidade teve um evento climático classificado como extremo.

O evento extremo se originaliza quando o período de retorno fica acima de 100 anos – o pior estágio da tabela – tendo como consequências obras de grandes portes, deslizamentos de encostas inteiras, deslocamentos de rochas, corridas de massa e excepcional risco à vida.

A nota técnica elaborada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo está disponível para consulta no item ANEXOS, localizado na aba lateral esquerda desta página.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior

Nota técnica – chuvas ocorridas entre os dias 26 de Janeiro e 30 de janeiro de 2022 | Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo 17/02/2022


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).