Projeto de Ações Estratégicas para o Enfrentamento do Trabalho Infantil será realizado em Franco da Rocha

A prefeitura, em parceria com a Associação Reduca, realizará em 2022 o projeto de Ações Estratégicas para o Enfrentamento do Trabalho Infantil (Aepeti) em Franco da Rocha. Por meio da iniciativa financiada pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes (FUMCAD), serão promovidas intervenções que sensibilizem a população com foco na garantia dos direitos da criança e do adolescente.

No processo, o Aepeti fará o diagnóstico e mapeamento do trabalho infantil em território municipal, verificando sua incidência, locais, formas e famílias atingidas. A proteção social será a base para o projeto que intermediará o acolhimento das crianças e adolescentes atingidas pelo trabalho infantil, tendo como referência as famílias atendidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas).

O projeto será monitorado por consultoria especializada com abordagens metodológicas, dinâmicas interdisciplinares com atividades divididas em capacitações, seminários, reuniões formativas, busca ativa, entre outras etapas.

“O combate ao trabalho infantil, por meio do Aepeti, será muito importante para dar continuidade às discussões da temática diante das situações de vulnerabilidade das famílias que tiveram um agravamento nesse quesito devido ao empobrecimento da população que a pandemia trouxe”, disse Helena Lucchino, representante da Comissão Municipal de Erradicação e Prevenção ao Trabalho Infantil.

O Aepeti terá execução de 12 meses e, após esse período, entregará o diagnóstico detalhado do trabalho infantil em Franco da Rocha ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, para ações futuras e pensadas de forma conjunto entre o poder público e a sociedade civil.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Arte: Dalmir Junior