Prefeitura realiza mutirão para cadastro no programa de auxílio financeiro emergencial “Força Franco”

Na última terça-feira (8), a Prefeitura de Franco da Rocha realizou um mutirão de cadastramento para o recebimento do auxílio financeiro emergencial “Força Franco”. O programa tem como objetivo ajudar as famílias atingidas pelas fortes chuvas do final de janeiro e estão na mancha de alagamento da cidade.

O atendimento aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vila Bazu e Jardim Luciana nos dias 8 e 9 de março e segue nos dias 10 e 11 no Cras Monte Verde. Os munícipes que solicitarem o auxílio, precisam passar devem apresentar um documento original com foto, comprovante de endereço, cartão NIS, e, no caso de interdição do imóvel, um laudo da Defesa Civil que comprove esse fator.

Em seguida, é feito o cálculo para o recebimento do auxílio, que funciona da seguinte forma: o morador poderá receber a quantia de até R$ 600,00 a partir de um piso beneficiário de R$ 300,00. Durante o cálculo, são consideradas as seguintes informações:

– Para cada integrante da família que seja menor de 18 anos ou maior de 60 é adicionado o valor de R$ 50,00
– Caso a família seja monoparental (mães ou pais que sustentam sozinhos a casa) é acrescentado o valor de R$ 50,00;

A senhora Nicacia é moradora há 20 anos da rua Gravatá na Vila Olinda, e devido às chuvas teve a sua casa danificada. Ela conta que o esse auxilio será muito importante. “São anos que vivo no mesmo local e que não pago aluguel, mas preciso arrumar minha casa que foi danificada e o auxílio é muito bem-vindo agora”, disse a moradora.

O auxilio emergencial deve ser pago pelo período de três meses e pode ser prorrogado por mais três.

Caso o munícipe não consiga participar do mutirão, é possível solicitar o benefício em qualquer uma das quatro unidades de atendimento do Cras até o dia 8 de abril.

Texto: Khananda Beatriz – Foto: Orlando Junior