Serviços de Saúde recebem programação especial para o Dia Internacional da Mulher

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, organizou nesta terça-feira, 8 março, Dia Internacional da Mulher, uma série de eventos voltados à saúde e bem-estar feminino, como parte da programação “Por elas, Pra elas”, que acontece entre os dias 8 a 30 de março, e contará com diversas atividades de esporte, saúde, cultura, educação, com ações de conscientização e valorização das mulheres. Clique aqui para acessar a programação completa.

O Centro de Atenção à Saúde da Mulher, localizado na Praça da Saúde, recebeu uma roda de conversa com temas que abordaram o empoderamento feminino, escolha de métodos contraceptivos, autoestima e saúde da mulher. A vice-prefeita Lorena Oliveira, a secretária de Saúde Thaís Marquês e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres Franco da Rocha (CMDM) Talita Greco prestigiaram o evento.

“Preparamos uma programação especial para lembrar as conquistas das mulheres e também para lutar por tudo aquilo que ainda precisamos conquistar: mais respeito, dignidade e igualdade de direitos, direito à saúde, educação, trabalho e uma sociedade mais justa para todas nós”, destacou a vice-prefeita.

Também participaram da conversa, a gerente assistencial e responsável técnica, Sandra Marcia de Souza, a psicóloga Suzana Vicentino, a ginecologista Célia Maria Baez, a assistente social Lenira e a gerente do Centro de Especialidades, Tatiana Kelly.

Sandra Marcia de Souza, abriu o evento e explicou os métodos contraceptivos disponíveis, inclusive o dispositivo intrauterino, popularmente conhecido como DIU. “Atualmente, existem diversos métodos contraceptivos para evitar gravidez e também infecções sexualmente transmissíveis (IST), como os preservativos. É importante conhecer os métodos disponíveis e a escolha deve ser feita de forma consciente com o acompanhamento do ginecologista de vocês”, detalhou Sandra.

Com a programação intensa e repleta de informação, as gestantes que estiveram na sala de espera para realização de exames de ultrassonografia e acupuntura, participaram de um bate-papo com orientações sobre prevenção de edemas nos membros inferiores em gestantes e aleitamento materno com a fisioterapeuta Cássia Conceição e a fonoaudióloga Joyce Pinheiro.

Falando para uma plateia de futuras mamães, Joyce explicou as fases do aleitamento materno: colostro, leite intermediário e leite maduro. “É importante que vocês saibam que não existe leite fraco. O leite materno é um líquido poderoso, que muda durante o processo de lactação, por isso, é importante conhecer essas variações. Tenham paciência, e busquem orientação com médico, enfermeiro ou fonoaudiólogo. Estamos aqui para ajudá-las”, pontuou Joyce.

No final, as palestrantes abriram o bate-papo para que as mulheres tirassem dúvidas e entregaram lembrancinhas com mensagens motivacionais.

Texto e foto: Luana Nascimento