Secretaria da Saúde realiza homenagem ao Dia Internacional da Mulher com roda de conversa e café da tarde para as servidoras

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria da Saúde de Franco da Rocha proporcionou às servidoras da pasta um café da tarde para acompanhar uma roda de conversa, que teve como temas violência contra a mulher e autoestima feminina.

A atividade recebeu o nome de “Café com Elas” e contou com a presença da gestora do Núcleo de Prevenção e Assistência às Vítimas de Violência (NUPAVV) Sandra Correa, da assistente social Rosa Marques e da psicóloga Leila Lisboa. O tema do encontro foi “Gostamos de flores, mas preferimos respeito”.

Durante a conversa, foram distribuídas frases com pensamentos que já estão enraizados na sociedade e que ainda são tomados como verdade, como o “O agressor só agride por que não sabe controlar as suas emoções”. A frase abriu espaço para que as mulheres expusessem seu ponto de vista.

A secretária da Saúde Thais Marquês e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Franco da Rocha, Talita Greco, também marcaram presença no evento. “É muito importante que as mulheres saibam que possuem um espaço e voz e que elas não estão sozinhas, e essa conversa está proporcionando isso. Quando você encontra outras pessoas que passam por um problema parecido com o seu, você tem um novo olhar para o mundo’, destacou a presidente.

Em seguida, a discussão sobre autoestima foi orientada pela psicóloga Leila Lisboa, que abordou a importância do autocuidado para a mulher: “Autoestima também envolve saúde, ter os exames em dia, cuidado com o corpo e com a mente”, disse.

A conversa sobre autoestima também abriu espaço para que as servidoras opinassem sobre a importância da independência feminina por meio do trabalho. E para dar mais ênfase a esse assunto, foi apresentado o vídeo da Organização das Nações Unidas “Empoderamento das Mulheres”, que visa promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.

O evento foi encerrado com a leitura do poema “Dia de Mulher” de Bráulio Bessa. “Que todo dia seja dia de não ter a voz calada e se alguém ousar calar, que essa voz seja elevada. Que todo dia seja o dia da mulher ser respeitada”.

Texto: Khananda Beatriz – Foto: Orlando Junior