Creas realiza roda de conversa com mulheres vítimas de violência doméstica

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realizou na última sexta-feira (11), uma roda de conversa com mulheres vítimas de violência doméstica. O encontro, organizado pela Secretaria de Assistência Social, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), teve como objetivo proporcionar um espaço de fala e escuta coletiva com psicólogos e assistentes sociais.

Conduzida pelo psicólogo Elizeu Oliveira, pela assistente social Karine Freitas, pela também psicóloga e coordenadora Andrea Cardoso e pela estagiária de serviço social Carolina Neves, o bate-papo apresentou um vídeo intitulado “A ciência da violência doméstica” para auxiliar as mulheres a identificarem os primeiros sinais que podem levar à violência. Em seguida, foi aberto um espaço para o diálogo em grupo, no qual elas puderam compartilhar suas vivências.

Para o psicólogo, a conversa em grupo foi muito positiva. “Com essa dinâmica, as mulheres acabam se fortalecendo de maneira mútua e trocando experiências, porque muitas passam por diversos tipos de violência e não sabem identificar essa situação”, afirmou.

A coordenadora Andrea Cardoso comentou que, no período de pandemia, os casos de violência aumentaram muito e a situação se tornou ainda pior com a necessidade de confinamento em casa, aumentando a vulnerabilidade das mulheres que convivem com parceiros violentos

A roda de conversa com as mulheres acontecerá uma vez no mês durante seis meses corridos e, além do atendimento coletivo, é possível realizar os atendimentos especializados de forma individual. Segundo a Secretaria de Assistência Social, os encontros seguirão mensalmente como forma de apoio psicossocial às mulheres vítimas de violência doméstica.

Atendimento no Creas

O Creas é uma unidade pública da Assistência Social que atende pessoas que vivenciam situações de violações de direitos ou de violências. Uma pessoa será atendida no serviço, entre outras situações, por sofrer algum tipo de assédio, discriminação, abuso ou violência. O serviço funciona em regime de portas abertas, ou seja, recebe demandas espontâneas, quando as próprias vítimas procuram diretamente assistência.

Além de acolhimento à mulher vítima de violência, o Creas oferece acolhimento a pessoas que sofrem violência sexual, idosos e pessoas com deficiência que passam por situações de violência ou abandono.

Texto: Khananda Beatriz – Foto: Danielle Magalhães


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).