Projeto “Uma Por Todas” inicia distribuição de kits de absorventes higiênicos nas UBSs da cidade

A prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, começou na tarde da última segunda-feira (21), na Unidade Básica de Saúde (UBS) José Graciliano Cordeiro Ferreira, no Jardim Luciana, a distribuição dos kits de absorventes para mulheres e meninas de 11 a 55 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

A distribuição é parte do projeto “Uma Por Todas”, lançado no último dia 16 de março pelas Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação e Cultura, e tem como objetivo erradicar a pobreza menstrual do município.

Os kits foram entregues nas UBSs de Franco da Rocha, e para retirar, é necessário comparecer à farmácia da unidade, com um documento (RG ou CPF) e número de Identificação Social (NIS).

Em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, o projeto de erradicação da pobreza menstrual também será implementado nas escolas municipais da cidade, para meninas de 9 a 10 anos. A diretora Irineia Monteiro, da Emeb Luiz Simionato, foi a primeira educadora a retirar os kits.

Para a enfermeira e gerente da unidade, Gisele Fagundes, esse novo projeto nasceu para as pessoas que menstruam sejam beneficiadas da melhor forma possível, e para que sempre pratiquem o autocuidado.

“O programa Uma Por Todas vai servir para que todas as mulheres do município encarem com mais leveza algo que faz parte de nós, que é o período menstrual. Além de fazer com que nossas adolescentes, não sofram com os dias de aulas perdidos devido ao ciclo menstrual”, pontuou.

Os kits de absorventes serão distribuídos mensalmente nos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), UBSs e escolas municipais de Franco da Rocha.

Texto: Bianca Monteiro – Foto: Orlando Junior