Dia Mundial da Água: 14ª megaoperação de limpeza da represa Paiva Castro retira 6 toneladas de lixo

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, nesta terça-feira (22), foi realizada a 14ª megaoperação de limpeza e proteção da represa Paiva Castro. Mais de 100 pessoas participaram da ação e retiraram seis toneladas de lixo.

Veja fotos da ação

Estiveram presentes, a equipe da Sabesp, voluntários inscritos, Corpo de Bombeiros, equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Defesa Civil de Franco da Rocha e Mairiporã, a Gestão Ambiental do Parque Estadual do Juquery (PEJy) e o Núcleo de Meio Ambiente da Secretaria de Infraestrutura de Franco da Rocha. A limpeza também contou com duas Instituições ambientais, a “Passear ECO” e o “Instituto Navega”.

Para dar início à operação, os participantes se deslocaram para diversos pontos da represa em botes, canoas e barcos. No local, foram encontrados materiais distintos, como plásticos, tecidos, metais, papéis, dentre outros objetos. Para auxiliar no deslocamento do lixo encontrado, o diretor do parque, Francisco Ronda, o comandante da GCM, Elias Domingos, o subcomandante Costa, o secretário de Segurança Pública, Dorival José da Silva e o diretor da Defesa Civil, Francisco Queiroz se responsabilizaram por levar a embarcação com os resíduos ao local de descarte.

Uma maior concentração de lixo foi encontrada próximo da estação de tratamento de água da represa, pois toda a água que é induzida para este local acaba carregando os materiais que estão na superfície. Muitos resíduos também foram encontrados em locais onde as pessoas acampam e pescam e acabam deixando lixo na área.

“As pessoas também trazem diversos objetos para festejar e, quando vão embora, não levam a sujeira e descartam na água mesmo, deixando-a suja, o que não faz sentido porque é a água que irão consumir. Durante esta operação, por exemplo, encontramos até sofás descartados irregularmente”, afirmou Francisco Ronda.

Neste ano, segundo a gestão ambiental do Parque Estadual do Juquery, foi encontrado uma grande quantidade de materiais descartados ilegalmente, entretanto, em comparação aos anos anteriores, foi a operação que recolheu menos lixo. “Realizamos a limpeza e manutenção do local com frequência, mas mutirões como esse, são feitos duas vezes ao ano, e com essas ações, acredito que a poluição da represa possa diminuir ainda mais”, afirmou a monitora ambiental, Raquel Simões.

O próximo mutirão de limpeza da represa Paiva Castro acontecerá no dia 19 de setembro, data em que é comemorado o Dia Mundial Pela Limpeza da Água.

Texto: Khananda Beatriz – Foto: Orlando Junior