Prefeitura firma acordo coletivo de trabalho que concede benefícios aos servidores da saúde

A Prefeitura, por meio do prefeito Dr. Nivaldo e da vice Lorena Oliveira, firmou na última quinta-feira (31), em conjunto com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Autárquicos de Franco da Rocha (Sindserv), acordo coletivo de trabalho histórico que concede benefícios aos trabalhadores da área da saúde.

Veja fotos do evento.

A vice-prefeita Lorena Oliveira comemorou a assinatura do acordo e lembrou que atualmente o município conta com cerca de 200 trabalhadores no PSF. “Essa valorização é mais que merecida. Eu me lembro que há 8 anos, o PSF contava com cerca de 15 profissionais e, hoje, podemos comemorar que contamos com quase 150 trabalhadores. A Estratégia de Saúde da Família é o principal meio de promoção de saúde, investir no programa é levar a saúde até as pessoas, estabelecendo essa conexão tão importante entre o SUS e os cidadãos”, declarou Lorena.

O acordo prevê a extensão de benefícios do estatuto dos servidores públicos municipais da Prefeitura de Franco da Rocha, regido pela Lei Complementar nº 251/2016 para os trabalhadores do Programa Estratégia Saúde da Família (PSF). O acordo define que os servidores terão direito à licença por motivo de doença de pessoas da família, uma falta abonada por mês, ausência no dia do aniversário, as gestantes terão direito à licença maternidade de 180 dias, período de descanso para amamentação de filhos menores de seis meses, jornada diferenciada para o servidor estudante, além de cesta básica e vale-alimentação a todos os trabalhadores do PSF.

Para assinatura do documento, o prefeito Dr. Nivaldo recebeu cerca de 100 trabalhadores da saúde no Centro Social Urbano (CSU), localizado no Parque Municipal. Também prestigiaram o evento, a Secretária da Saúde, Thais Marquês, a presidente do Sindserv, Tatiane Aparecida Alves e vereadores municipais.

Em sua fala, a secretária da Saúde destacou outros benefícios concedidos neste mês aos servidores da área. “Como trabalhadora da saúde, eu celebro a assinatura deste acordo e lembro que benefícios que foram vetados pelo Ministério da Saúde, como piso salarial e o adicional de insalubridade, também foram conquistados pelos servidores de Franco da Rocha”, ressaltou Thais Marquês.

Representando os servidores do PSF, a enfermeira Marcia Rodrigues falou sobre a luta de seus companheiros pela valorização profissional. “Quero parabenizar os trabalhadores da saúde, que foram tão importantes durante a pandemia da Covid-19, e os nossos gestores, por essa grande conquista. Nosso trabalho não é fácil, levamos muita porta na cara, mas eu amo o que faço, e sei que nós somos fundamentais para a saúde pública, somos agentes de prevenção e promoção de saúde”, falou emocionada.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior