Primeiro equipamento de saúde do bairro Pretória, UBS Julia Teixeira da Silva é inaugurada

A tarde desta quinta-feira (13), foi mais especial para os moradores do bairro Pretória, com a inauguração da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Julia Teixeira da Silva.

O primeiro equipamento de saúde do bairro tem como objetivo principal desafogar o atendimento da UBS do bairro mais próximo, o Parque Vitória, e acompanhar o processo de urbanização do Pretória, que nos últimos anos recebeu pavimentação, uma nova creche e saneamento básico.

Veja fotos da cerimônia de inauguração

Desta forma, o prédio, finalizado no mês de março, conta com uma ampla e moderna estrutura pronta para garantir mais saúde e qualidade de vida aos moradores, com cinco consultórios; salas de especialidades odontológicas e de exames laboratoriais; espaço para inalação, vacina e curativos; farmácia e sala de observação. A homenageada Julia Teixeira da Silva, que carrega o nome da UBS, foi uma figura de grande importância para o bairro e viu Franco da Rocha se desenvolver. Vó Julia ou Dona Julia, como era conhecida, trabalhou muito durante toda a sua vida, e viu as dificuldades do local, que não possuía água encanada nem asfalto, apenas uma mina d’água que garantia a sobrevivência dos moradores.

Para inaugurar o novo equipamento de saúde, o prefeito Dr. Nivaldo e a vice Lorena Oliveira receberam a secretária de Saúde Thais Marquês; a gerente da UBS Camila Prado; a diretora de Atenção Básica Rosemeire Castanha, o deputado estadual Mario Maurici, além dos vereadores do município e servidores da Prefeitura.

Durante o evento, Dr. Nivaldo destacou as mudanças pelas quais o bairro tem passado. “Trazer saúde e educação para o Pretória tem sido nossa meta desde a gestão passada. Esse bairro, que foi durante muitos anos, esquecido pelo poder público, pode contar agora com saúde de qualidade e com profissionais capacitados e uma UBS moderna e feita para atendê-los”.

Ainda em sua fala, o prefeito anunciou que, em breve, o Pretória também receberá um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que será a porta de entrada para garantia de direitos básicos dos moradores do bairro. “Vamos continuar trabalhando para que a população do Pretória continue tendo acesso a serviços de qualidade e para que jamais seja esquecida”, concluiu Dr. Nivaldo.

Gerente da nova unidade de saúde do Pretória, a enfermeira Camila Prado celebrou a chegada no serviço no bairro. “A expectativa para o início do atendimento é grande. Atuo com a população do Pretória desde a UBS do Parque Vitória, onde atendíamos cerca de 7.400 pessoas, e com essa nova unidade, esperamos que quem não tinha acesso, passe utilizar cada vez mais os serviços de saúde”, relatou a enfermeira.

Dando continuidade aos investimentos em novos equipamentos de saúde, nesta quinta-feira (14), a Prefeitura fará a inauguração do novo prédio da
UBS Vereador Gilson Gabriel da Rosa, no bairro São Benedito. A cerimônia será transmitida a partir das 10h, nos canais oficiais da Prefeitura no Facebook e Youtube.

.Texto: Khananda Beatriz e Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior