I Conferência Municipal da Saúde Mental reúne trabalhadores da saúde, especialistas e usuários da rede de saúde mental do município

A Secretaria Municipal da Saúde, realizou na última quarta-feira (20), a I Conferência Municipal da Saúde Mental de forma presencial e online com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura. Veja fotos do evento.

Apresentado no prédio do Centro Formador de Pessoal Para a Saúde (Cefor), no Juquery, o encontro teve como tema central “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e à garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS” e reuniu a vice-prefeita Lorena Oliveira; a secretária de Saúde Thais Marquês; a diretora de Atenção Especializada Cristiana Correa; a presidenta do Conselho Municipal da Saúde Noeli Souza; o médico psiquiatra da Secretaria Estadual de Saúde Khrysanntho Muniz; a assistente social articuladora de humanização Lucia de Souza; além de trabalhadores e usuários da rede municipal de saúde.

Em sua fala, Thais Marquês, ressaltou a simbologia de levar a conferência da saúde mental ao Juquery, local que carrega grande parte da história de Franco da Rocha. “Reunidos aqui nesta tarde, nós celebramos as conquistas em saúde mental na nossa cidade, ressaltamos a importância da luta antimanicomial e reafirmamos nosso compromisso com o tratamento em liberdade”, enfatizou a secretária.

Durante o evento, foram lidos os eixos escolhidos nas pré-Conferências Municipais da Saúde Mental, que aconteceram entre os dias 21 de março a 15 de abril nos equipamentos municipais de saúde de forma presencial e virtual reunindo mais de 130 participantes. Os encontros foram abertos para participação popular e de trabalhadores e gestores de saúde mental para eleger os delegados do segmento e discutir soluções e novas propostas que nortearão a Política Municipal de Saúde Mental.

Para ressaltar a importância do tema desta primeira edição, o artista e ex-paciente do Complexo Hospitalar do Juquery, Antônio Satílio mostrou seu talento pintando quadros ao longo de toda a conferência. Satílio é atendido em uma das unidades do Caps do município, onde participa de oficinas terapêuticas e recebe acompanhamento médico. Seguindo no tema “arte e saúde”, o ator e poeta André Arruda fez uma apresentação com música e contação de história, seguido pela museóloga do Museu de Arte Osório Cesar (MAOC), Michele Guimarães, que traçou um paralelo entre a reforma psiquiátrica e as obras do museu.

A vice-prefeita Lorena Oliveira destacou a construção de toda a Rede de Atenção Psicossocial de Franco da Rocha. “Até 2013 nossa cidade quase não tinha equipamento de saúde mental e, com o apoio de todos os trabalhadores da rede, das mães que lutaram tanto pelo tratamento adequado dos filhos e de uma gestão engajada, conseguimos implantar serviços que vão desde os Caps até as Residências Terapêuticas. Em tempos de retrocessos, nós saímos em defesa do cuidado, da liberdade e da continuidade e das melhorias dos nossos serviços de saúde mental”, declarou a vice.

Encerrando a conferência, o grupo liderado pelo professor Claudemir Ramos, o “Costinha”, apresentou uma roda de capoeira, atividade oferecida pela Prefeitura aos usuários dos Caps.

As propostas aprovadas serão encaminhadas para a etapa macrorregional, quando serão analisadas juntamente com as de outras cidades da região. Posteriormente, as propostas debatidas nesta conferência serão encaminhadas para as conferências Estadual e Nacional, respectivamente.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).