Caps Infantojuvenil realiza palestra sobre políticas públicas em saúde mental e orientações sobre o Transtorno do Espectro Autista

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps IJ) realizou na manhã da última terça-feira (26), uma palestra sobre políticas públicas em saúde mental e orientações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) com mães, pais e responsáveis dos atendidos no serviço de saúde. O encontro contou com cerca de 20 participantes e foi conduzido pela fonoaudióloga Joyce Pinheiro e pela educadora física Débora Martins.

Veja fotos do evento.

Abrindo a palestra, Joice Pinheiro explicou que o autismo é o transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades nas habilidades sociais e de comunicação, bem como pela presença de comportamentos repetitivos e restritos. “É importante estabelecermos que o autismo ainda não tem a sua causa totalmente definida pelos especialistas, mas há estudos que apontam predisposição genética como causa principal, por isso, não é algo provocado e, principalmente, que possa ser evitado”, explicou a fonoaudióloga.

Joice também explicou que muitas mães, pais e responsáveis procuram um médico ou terapeuta para receberem o diagnóstico de seus filhos, mas é necessário que o parecer seja multiprofissional, com fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, neurologistas, neuropsicólogos e psiquiatras. A partir desse diagnóstico, as abordagens são definidas de acordo com as necessidades de cada pessoa e podem ter foco linguístico, psicossocial, comportamental, sensorial e/ou ambulatorial.

Helen Vieira participou da palestra, tirou dúvidas e compartilhou comportamentos da filha Selene Vieira, de 7 anos, que recebe atendimento no Caps IJ. “Eu gosto de participar mesmo, de fazer perguntas para entender como minha filha funciona e com isso ajudá-la a descobrir o mundo. Desde o diagnóstico, que aconteceu quando ela tinha quatro anos, eu corri atrás de terapias que ajudassem na socialização, na autonomia e que façam com ela seja respeitada em todos os seus direitos”, detalhou a mãe.

Para a gestora do Caps IJ, Carolina Malins, a participação dos pais nesses eventos é de suma importância no tratamento das crianças e adolescentes com autismo. “O objetivo é, principalmente, o desenvolvimento psicossocial e a redução de comportamentos disfuncionais que podem ocorrer no transtorno. Sem o envolvimento dos pais diretamente nos atendimentos, esse processo fica defasado, acarretando no atraso da reabilitação”, ressaltou.

Texto e foto: Luana Nascimento


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).