Atendidos pelos Cras recebem palestra sobre Sexologia no Projeto Minha Lua

Na última terça-feira (26), a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do projeto Minha Lua, organizou uma palestra com a sexóloga Dra. Regina Figueiredo para os atendidos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), com foco nas mulheres. Ministrada no Centro de Vivências em Múltiplas Linguagens, no complexo hospitalar do Juquery, a palestra contou com mais de 60 participantes que fazem parte do serviço de convivência.

O projeto Minha Lua propõe um novo olhar sobre as singularidades femininas em questões como saúde, autocuidado, empoderamento feminino e sexualidade para as mulheres em situação de vulnerabilidade em Franco da Rocha. E seguindo a risca cada um desses temas, a palestrante conversou sobre prevenção, comportamento e educação sexual para a desmistificação de estereótipos sobre o sexo.

“Abordar a sexualidade e a saúde sexual reprodutiva para estimular o cuidado pelas mulheres , principalmente na prevenção de saúde e a gravidez indesejada é muito importante. Onde também reforçamos os serviços de saúde que auxiliam no tema da sexualidade e estão disponíveis em todo o SUS”, explica a Dra. Regiane.

Já a diretora de Proteção Social, Ellen Palandi, comenta que a iniciativa também é uma oportunidade de ampliar ainda mais as oficinas direcionadas às mulheres no serviço social. “Temas como a sexualidade é uma maneira de normalizar a discussão sobre prevenção que, infelizmente, ainda é um tabu para algumas pessoas. Falar abertamente sobre isso com as mulheres, em formato de oficina, é essencial para nossos serviços”.

Texto e foto: Jorge Henrique Ramos