Maio Amarelo: região central ganha novos semáforos em Franco da Rocha

Iniciando as ações do Maio Amarelo de 2022, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, está realizando novas instalações no conjunto semafórico da região central. Destaque para o novo equipamento de sinalização que já está em fase de testes no trecho próximo ao bicicletário, que reforçará a segurança do semáforo em frente a estação, entre as ruas José Alves Ferreira Filho e a Cavalheiro Angelo Sestini.

Com as novas instalações, mais quatro semáforos da região central ganharão botoeiras sonoras e em braille para auxiliar a travessia das pessoas com deficiência visual. Para acessar o sistema, o pedestre pressiona o botão por três segundos e, após este período, um bip sonoro é emitido. Quando o sinal está verde, os bips acontecem de forma sequencial e vão reduzindo os intervalos conforme o tempo de travessia se esgota.

“Tínhamos muitos conflitos no semáforo em frente a estação pois o sinal fechava e os pedestres continuavam atravessando. Para solucionar esse problema e desafogar aquele trecho, o novo semáforo próximo ao bicicletário é uma nova opção que trará mais fluidez ao trânsito e segurança aos pedestres”, disse o secretário adjunto de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana Ezequias Miranda.

Essa ação segue a campanha “Juntos Salvamos Vidas”, tema escolhido pela Secretaria Nacional de Trânsito para o Maio Amarelo 2022, que conscientiza o cidadão de que a responsabilidade ao volante é fator determinante para diminuir o número de acidentes que ocorrem todos os dias nas rodovias federais e vias urbanas em todo o país.

Nos próximos meses, as novas travessias também ganharão rampas de acessibilidade.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: César Iury