Centro Solidário realiza primeira oficina de Penteado Afro em Franco da Rocha

A prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, iniciou na última segunda-feira (2), a primeira Oficina de Penteado Afro em Franco da Rocha. Realizado no Centro Solidário de Capacitação e Qualificação Profissional, o curso que conta 23 participantes atende prioritariamente franco-rochenses em situação de vulnerabilidade social.

Na oficina, alunos e alunas aprendem sobre a história, simbologia e cultura do cabelo afro; transição capilar e seus cuidados; tipos de tranças e cachos; além do empreendedorismo e sustentabilidade para quem quiser seguir no ramo profissional de penteados afros.

A professora da turma, Jaqueline Silva, tem um currículo longo na área onde trabalha com seu próprio negócio e atua há mais de 18 anos. Na parte prática do curso, a instrutora passa técnicas de trança rasteira (nagô), trança com cabelo sintético, entrelaçamento e fio a fio.

“Na minha época, o penteado afro era uma necessidade, hoje se tornou uma moda, uma arte. Isso mostra o quanto a cultura afro tem ganhado cada vez mais espaço em nossa sociedade, combatendo o preconceito e se tornando uma fonte de renda para milhares de pessoas”, disse a professora.

A aluna Gaensly Desir, de 32 anos, é haitiana e chegou em Franco da Rocha há nove anos. Familiarizada com as tranças e buscando um aprimoramento da técnica para se profissionalizar na área, Gaensly abraçou a oportunidade na oficina do Centro Solidário para realizar seu sonho.

“A cada aula é algo novo, até mesmo para quem já sabia um pouco das técnicas do penteado afro. Tem sido tudo muito incrível, a professora é muito prestativa e atenciosa, o que nos ajuda a quebrar a timidez”, disse Gaensly.

No fim do curso, todos os participantes receberão certificado de conclusão com a assinatura do Centro Solidário de Capacitação e Qualificação Profissional.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).