Com queda de casos de Covid, estrutura do Hospital de Campanha é desativada

Com a diminuição de internações e de casos de Covid-19, o Hospital de Campanha de Franco da Rocha, instalado em uma estrutura anexa à Unidade de Pronto Atendimento (Upa 24h), teve o serviço desativado na última quarta-feira (4). Para marcar a data, a Secretaria Municipal da Saúde, realizou uma emocionante cerimônia em homenagem aos profissionais que atuaram no sistema de saúde do município e às vítimas da doença. Veja fotos do evento.

Os atendimentos continuarão acontecendo normalmente na UPA24h, que terá uma parte dos serviços transferidos para o local onde anteriormente ficava o hospital de campanha para que algumas alas da UPA passem reforma.

Inaugurado em abril de 2020, o Hospital de Campanha funcionou por mais de três anos, inicialmente, no parque municipal Benedito Bueno de Morais e, em março de 2021, o equipamento foi montado no estacionamento da UPA. Nesse período, dezenas de funcionários atuaram no combate à pandemia e, principalmente, para salvar vidas. A dedicação dos profissionais de saúde que acompanharam de perto os pacientes e participam diariamente do seu processo de tratamento e recuperação, foi fundamental para que Franco da Rocha enfrentasse os desafios que o vírus impôs.

A cerimônia de encerramento do serviço contou com a presença do prefeito Dr. Nivaldo Santos; da vice Lorena Oliveira, da secretária de Saúde Thais Marquês; do infectologista do município Dr. Paulo Carvalho; da gerente da UPA Sandra César; da gerente técnica da UPA Sueli Melo; da coordenadora da Fundação Juquery Carolina Guerra; além dos vereadores municipais e demais funcionários do serviço de saúde.

Em sua fala, a vice-prefeita Lorena abordou as incertezas que permearam o início da pandemia no mundo todo e como o município lidou com esse momento. “Logo no início da pandemia, eu atuei como secretária de Saúde e estava grávida da minha filha, então foram inúmeros desafios para mim. Fizemos um grande planejamento ao lado de toda a equipe de saúde e desde os enfermeiros, equipe médica, recepção, profissionais da limpeza até o setor administrativo, todos se comprometeram com essa luta e hoje, podemos respirar um pouco mais aliviados por chegarmos a um momento de melhora nos índices da pandemia e sabermos que a estrutura da UPA comportará os atendimentos”, declarou a vice.

Seguindo com as citações de todos os que contribuíram no combate à pandemia, a gerente técnica Sueli Melo fez uma homenagem aos trabalhadores da saúde representados pelo coordenador de enfermagem Ângelo Maciel; a gerente administrativa Sandra Siqueira César homenageou os médicos por meio do Dr. Ruben Dário Chavez e o infectologista Dr. Paulo Carvalho foi homenageado pela secretária Thaís Marquês. Todos os homenageados receberam flores e um certificado de honra ao mérito pelo empenho, dedicação e profissionalismo.

“Agradeço as autoridades do município, aos meus companheiros de trabalho e, principalmente, aos que não chegaram até aqui, mas que lutaram bravamente. Fomos referência no tratamento da Covid, recebemos pessoas de outras cidades, do sistema privado de saúde e prestamos um bom atendimento. Nós vencemos essa guerra”, disse o médico emocionado.

O prefeito Dr. Nivaldo demonstrou gratidão a toda a equipe e se solidarizou pelos que perderam a vida lutando pela saúde da população. “Quero agradecer a todos os que atuaram na linha de frente, correndo risco, se esforçando para proteger sua família e, muitas vezes, permanecendo afastados dessas pessoas queridas. Foram mais de 70 mil pessoas atendidas, o que representa quase metade da nossa população, que esteve sob os cuidados de pessoas comprometidas e dedicadas ao bem maior, que é a vida”, destacou Dr. Nivaldo.

Ao final do evento, os profissionais cantaram em coro a música “A Paz”, de Fernando Tozzi.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior