5º ato inter-religioso da lavagem da Escadaria do Bom Jesus da Paradinha celebra amor e paz entre as religiões

Para combater a intolerância e celebrar a paz entre as religiões, no último sábado (14), representantes de diferentes religiões participaram da lavagem da Escadarias do Bom Jesus da Paradinha. Este é o 5º ato inter-religioso organizado pela Associação Cultural Afro-Brasileira (ACAFRO) com apoio da pela Prefeitura de Franco da Rocha, junto ao Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR).

Veja fotos do evento.

Para dar início ao ato, os religiosos se concentraram na Praça Domingos Antônio Lopes, em frente à estação Baltazar Fidelis da CPTM, onde os músicos do candomblé, conduzidos pelo mestre Aloísio, se preparavam para saída do cortejo com seus atabaques, agogôs, afoxés e berimbau.

Na igreja, a mãe de santo e presidente da ACAFRO Iyá Tânia, distribuiu margaridas, que simbolizam amor e paz entre as pessoas. O padre José Antônio emocionou os demais religiosos: “Estarmos aqui neste momento é uma benção e tem um valor imensurável. Não viemos para fazer proselitismo ou a pregação da nossa religião; estamos aqui hoje porque somos humanos, pisamos no mesmo chão e respiramos o mesmo ar, é o mesmo céu que nos cobre e é o mesmo Deus com tantos nomes que nos acolhe como um pai”, disse o padre.

Iyá Tânia ainda reforçou o discurso dizendo que é uma alegria enorme o reencontro dos amigos após o período de isolamento. “Esse momento é lindo e cheio de luz”, afirmou a mãe de santo. Os religiosos subiram até o topo da escadaria e iniciaram a lavagem, em que foram derramadas água de cheiro e margaridas.

Homenageados pela ACAFRO

Ao final do evento, foram entregues homenagens às pessoas que fazem parte de lutas contra a intolerância religiosa, racismo, xenofobia, transfobia e homofobia. Entre os homenageados estiveram a pastora Alexia, transexual que busca espaço para os evangélicos LGBTQIA+ na sociedade e na própria religião. “Hoje é um dia muito importante onde posso representar a todes que querem ser ouvidos e querem ter algo para acreditar. Continuarei neste movimento para haja espaço para todas as pessoas” comentou a pastora.

Texto: Khananda Beatriz – Foto: Khananda Beatriz/Orlando Junior