Defesa Civil participa da reunião preparatória da Operação Corta Fogo – Estiagem 2022 no Parque Estadual do Juquery

Na última quarta-feira (18), a prefeitura, por meio do Núcleo de Proteção e Defesa Civil, participou da reunião Preparatória da Operação Corta Fogo – Estiagem 2022, realizada no Parque Estadual do Juquery (PEJy), para alinhar as ações de proteção do patrimônio de Franco da Rocha e região contra incêndios no período de tempo seco, entre junho e novembro.

Na reunião, organizada pela coordenação do PEJy, a Defesa Civil de Franco da Rocha e parceiros regionais conheceram as estruturas existentes e as necessárias no parque do Juquery, com exposição e teste de equipamentos de operações corta fogo para orientações de uso, limpeza e manutenções.

“Essa é uma forma de antecipar e nos organizar em conjunto para qualquer tipo de ocorrência, tornando nossa ação de combate mais ágil e efetiva no socorro ao nosso Parque Estadual. Após essa etapa da reunião, cada defesa civil municipal da região também apresentará as demandas aos seus chefes do executivo para reforçar ainda mais nossos equipamentos”, disse Francisco Queiroz, diretor de Defesa Civil de Franco da Rocha.

Com 2 mil hectares de área de Mata Atlântica e Cerrado protegidos por lei, o Parque Estadual do Juquery fica vulnerável a incêndios florestais e campestres nos meses de estiagem, como por exemplo, o incêndio causado pela soltura ilegal de balões que consumiu cerca de 53% de área do parque em agosto de 2021.

Fora a soltura de balões, situações como fogo para a limpeza de terrenos, bitucas de cigarros e fogueiras ilegais também são agentes responsáveis por incêndios nesse período. De acordo com a coordenação do PEJy, atividades como essas são altamente impactantes para a unidade de conservação de proteção da natureza, comprometendo a qualidade e o equilíbrio da diversidade biológica dos dois biomas preservados no Juquery.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior