Prefeitura e DAEE prestam contas sobre obras do Programa de Controle de Cheias de Franco da Rocha

Na última quarta-feira (18), a prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e em parceria com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) do Governo do Estado de São Paulo, realizou uma prestação de contas no auditório da ETEC Dr. Emílio Hernandez Aguilar para detalhar o processo das novas e antigas obras que integram o Programa de Controle de Cheias de Franco da Rocha.

Com o objetivo de apresentar as principais obras do programa, suas interferências e esclarecer dúvidas da população, a Diretoria de Engenharia e Obras do DAEE abordou inicialmente o histórico de cheias na cidade e, logo em seguida, falou sobre as intervenções já concluídas, como por exemplo, a limpeza e desassoreamento do rio Juquery onde foram retirados mais de 321.000 metros quadrados de sedimentos entre 2010 e 2017.

O secretário municipal de Licenciamento e Planejamento Urbano, Eduardo Martins, participou da prestação de contas e comentou sobre a funcionalidade da parceria entre prefeitura e o DAEE para execução de cada obra. “O DAEE faz o projeto técnico e os estudos de engenharia, enquanto a prefeitura entra com a parte da legalização, desapropriação e licenciamento, por isso, essa parceria é fundamental para que as obras tenham suas execuções com todos os trâmites em ordem”, ressaltou.

O DAEE também abordou as implantações que, ao todo, contam com um investimento de R$ 120 milhões. Entre essas intervenções, estão os polderes Franco da Rocha e o reservatório AV-03, ambas já concluídas e fundamentais no combate às enchentes na cidade. Entre as obras em fase de execução, foram detalhados os reservatórios EU-08 e EU-09 com 323 mil metros quadrados somados para retenção de águas das chuvas e prevenir enchentes na região central e proximidades.

Na atividade, o DAEE também apresentou o projeto da próxima obra de implantação da galeria de reforço do Ribeirão Água Vermelha na rua Doutor Hamilton Prado que terá uma extensão de 230 metros e investimento de R$ 6,4 milhões. As novas galerias são consideradas fundamentais para o plano de controle das inundações em Franco da Rocha.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior