Escola Isaura de Miranda Botto participa de ação do Programa de prevenção as drogas da GCM

A escola Profª Isaura de Miranda Botto recebeu na última segunda-feira (23), uma palestra do programa “Força Jovem”, ministrada pelo grupo de Ações Educativas e Preventivas (GAEP) da Guarda Civil Municipal de Franco da Rocha (GCM). Veja fotos do evento.

Sob o tema de combate ao uso incisivo das drogas, alunos do 7º de ensino fundamental assistiram a um vídeo sobreas suas consequências das drogas e debateram a temática em grupo. A mesma atividade está sendo desenvolvida nas demais escolas estaduais e a meta do GAEP é aplicar o projeto nas 53 escolas do município.

De início, a ideia do programa era trabalhar com alunos de primeiro ano do ensino médio, mas com o passar dos anos, isso foi mudando. A ação, que existe desde o ano de 2013, já formou mais de 7 mil adolescentes e crianças do município.

A coordenadora do projeto e inspetora da GCM, Conceição Inácio Gomes, diz que a maior dúvida dos jovens é sobre o uso da Cannabis sativa, a maconha, e o trabalho do grupo, a partir deste assunto, é explicar sobre as classificações da droga e a alteração do sistema nervoso central causada pela substancia.

“Eu conheço uma pessoa que usa”, “Eu já vi o meu vizinho fazendo o uso de drogas”, “O meu pai busca”, “O meu irmão também já usou. Segundo a inspetora, essas são falas de crianças que, mesmo com pouca idade, já enxergam a realidade difícil de familiares que usam drogas. “Todos nós temos problemas, logo quando achamos algo que pensamos que ajuda a fugir disso, a tendência é procurar sempre e aí que mora o perigo”, disse GCM.

De acordo com os dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), hoje, 21% das crianças brasileiras já fizeram o uso de drogas ilícitas, isto é, um a cada cinco jovens de 13 a 17 anos já tiveram contato com entorpecentes.

“Um dos trabalhos desenvolvidos pelo programa Força Jovem, é mostrar que as drogas estão bem perto de nós e como devemos agir quando passamos por situações que as envolvam. Algumas pessoas não conseguem deixar o vício, já estão em situações vulneráveis e precisam de tratamento”, detalha Conceição.

Força Jovem

O programa é composto por 8 palestras ministradas durante o primeiro e segundo semestre do ano. E, no final, é realizada uma formatura, onde os alunos ganham um certificado do “Força Jovem”.

Além do programa de prevenção contra as drogas, a GCM também está desenvolvendo nas escolas municipais, o projeto “Fora Bullying! Por uma Cultura de Paz” onde a inspetora Conceição, com a ajuda do seu fantoche “Juca”, explica para as crianças sobre o que é o bullying e o subcomandante Alexandre Costa realiza uma apresentação do canil da GCM.

Texto: Khananda Beatriz – Foto: Orlando Junior